Jane’s Walk – Informe ao Governo do Distrito Federal

Desde 2014 foram realizadas três edições do Jane’s Walk Brasília. O objetivo é passear pela capital federal e despertar o olhar crítico sobre questões urbanísticas e de mobilidade. As caminhadas gratuitas são abertas a qualquer interessado e são realizadas em maio e em setembro.

O ano de 2015 foi especial para o Jane’s Walk Bsb, pois houve um avanço interessante: foram apresentados projetos para a área mais degradada – Setor de Rádio e TV Sul (SRTVS) –, graças ao envolvimento de alunos de arquitetura e urbanismo. Para completar, os organizadores das caminhadas – Paulinha Pedestre e Uirá – inscreveram a iniciativa no seminário internacional Cidades a Pé. O trabalho foi selecionado e apresentado no dia 27 de novembro, em São Paulo, a estudiosos de vários países.

A íntegra da apresentação feita no seminário Cidades a Pé pode ser vista no canal Mova-se:

https://www.youtube.com/watch?v=ZfPCuXF4_WE

Pontapés para mudar as cidades – “Jane’s Walk”

 

E, para encerrar o ano de caminhadas, os organizadores elaboraram documento com relato detalhado das atividades realizadas, incluindo fotos dos locais visitados e imagens do projeto vencedor com melhorias para o SRTVS. O documento foi enviado por e-mail a secretários e gestores públicos do DF envolvidos com a mobilidade. Seis secretários, os diretores do Detran-DF e do DER-DF foram informados sobre as caminhadas realizadas.

Espera-se, assim, que o atual governo se sensibilize para a necessidade de melhorias efetivas na mobilidade urbana, e que garanta caminhos seguros e acessíveis aos andarilhos.

Eis o relato completo enviado ao Governo do Distrito Federal no dia 17 de dezembro.

 

Jane’s Walk – caminhadas e olhar crítico sobre Brasília

 

Brasília, 15 de dezembro de 2015

Ilustre Senhor(a) Secretário(a),

 

Escrevemos para informar sobre o evento Jane’s Walk Brasília, que temos promovido desde o ano passado. Somos estudiosos da área de mobilidade urbana, colaboradores do portal Mobilize e entusiastas da mobilidade saudável.

O Jane’s Walk é um movimento mundial de passeios a pé, criado em Toronto (Canadá) e realizado em mais de 100 cidades de 25 países, para descobrir os bairros e revelar as vizinhanças da cidade. É inspirado nos preceitos de Jane Jacobs, jornalista e ativista urbana que, na década de 1960, conseguiu mobilizar seus vizinhos e evitar a destruição de bairros tradicionais da cidade de Nova York. Naquele período Jacobs escreveu o livro “Morte e Vida de Grandes Cidades”, referência entre os estudiosos do urbanismo.

Já foram realizadas três edições do passeio, gratuito e aberto a qualquer interessado. A primeira caminhada foi realizada em setembro de 2014 (véspera do Dia Mundial Sem Carro), na Asa Norte; a segunda, em maio de 2015 (Festival Jane’s Walk, realizado anualmente na primeira semana de maio para comemorar o aniversário da Jane Jacobs), na Asa Sul; e a terceira, em setembro de 2015 (também no fim de semana que antecipou o Dia Mundial Sem Carro), na Asa Norte.

Um relato detalhado sobre a 2ª edição do Jane’s Walk está disponível no portal Mobilize:

http://www.mobilize.org.br/noticias/8059/janes-walk-na-capital-federal-caminhada-e-olhar-critico-sobre-a-cidade.html

Com média de 40 participantes por edição, o Jane’s Walk Brasília revelou-se ótima oportunidade de despertar o senso crítico sobre a cidade. Os pontos de parada propiciam debates e reflexões sobre aspectos urbanísticos e de mobilidade.  Neste segundo semestre de 2015, obtivemos avanço importante. Além da caminhada, foi lançado o desafio a alunos do 3º e 5º semestres do curso de Arquitetura e Urbanismo do UniCEUB de elaborar projetos de melhoria para o local mais crítico (escolhido pela maioria dos paticipantes que realizaram o percurso) do Setor de Rádio e TV Sul, sendo este situado na Quadra 701 (Ver Figuras no Anexo 2).

Todos os projetos tiveram como base os preceitos dos estudiosos Jane Jacobs e Jan Gehl, que respaldam o Urbanismo Contemporâneo, no qual o foco é dado às pessoas e não aos motores, às baixas velocidades e não às altas, ao convívio e não à segregação socioespacial.

Com base nisso, o projeto vencedor apresenta um breve Memorial Justificativo, descrito abaixo, e algumas ilustrações apresentam-se no ANEXO 2 (ao final deste documento):

“Projetamos uma área de convivência urbana para o espaço que hoje é utilizado como estacionamento, localizado na asa sul de Brasília, entre a W3 Sul e a W4 Sul, em frente ao colégio Dom Bosco. Tendo como referência bibliográfica Cidades para Pessoas de Jan Gehl, pensamos em um ambiente que chamaria a população a utilizá-lo, prevendo espaços para os pedestres, ciclistas e um ambiente acessível a pessoas com necessidades especiais. Para o conforto do pedestre mantivemos as árvores existentes no local e ainda implantamos mais algumas, para o espaço ser bem sombreado, gerando conforto tanto para quem passa como para quem permanece no local. Para as pessoas que desejam permanecer, bancos foram distribuídos ao longo de todos os canteiros suspensos que projetamos, os canteiros suspensos foram projetados com a intenção do usuário ficar a altura da natureza, se sentir inserida nela, para gerar essa mesma sensação utilizamos madeira no piso da praça, inserimos um quiosque, para que haja comércio no local e um parquinho para a recreação das crianças. A ciclovia circunda toda a praça e para o incentivo do uso da bicicleta como meio de locomoção foi projetado um grande bicicletário, coberto por um pergolado, onde as bicicletas ficariam seguras na sombra. Quanto ao estacionamento, mantivemos a quantidade de vagas existentes no local hoje, a única alteração foi a adequação a NBR 9050 e as leis 10098/00 e 10741/03 que preveem no projeto 2 vagas para pessoas com necessidades especiais e 4 vagas para idosos”. (Gabriela Souto Tomaz e Letícia Évelyn Schmoegel Buettner – alunas do 5º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo do UniCEUB).

Cabe ressaltar, que o projeto Jane’s Walk Brasília foi selecionado entre os 13 melhores do Brasil e foi apresentado por seus organizadores, no dia 27 de novembro deste ano, no Seminário Internacional Cidades a Pé, realizado em São Paulo.

Aproveitamos para informar que em 2016 realizaremos edições especiais do Jane’s Walk, comemorativas aos 100 anos do nascimento de Jane Jacobs. Além das caminhadas, pretendemos promover ações complementares para pensar a cidade e ressaltar a mobilidade saudável.

Vale reiterar a necessidade de planejar os espaços urbanos com foco nas pessoas. A tendência atual das políticas de mobilidade é priorizar os modos coletivos e saudáveis (não motorizados) de transporte, em detrimento do transporte individual motorizado. Esta priorização está expressa nas diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Por fim, como ação prática ao Governo do Distrito Federal, fica a sugestão de executar o projeto vencedor dos alunos de arquitetura e urbanismo, de forma a humanizar a área do Setor de Rádio e TV Sul e demonstrar que o atual governo está em perfeita sintonia com os ditames da política moderna de mobilidade.

Ficamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

Atenciosamente,

 

Ana Paula Borba

Arquiteta e Urbanista, professora do UniCEUB e colaboradora do portal Mobilize

 

Uirá Felipe Lourenço

Servidor público, ambientalista e colaborador do portal Mobilize

Jane's Walk_Informe_Dez2015_Secretaria GDF_Anexo 1_1_print screen

Jane's Walk_Informe_Dez2015_Secretaria GDF_Anexo 1_2_print screen

Jane's Walk_Informe_Dez2015_Secretaria GDF_Anexo 2_3_print screen

Deixe um comentário