2021

Reforma em Avenida – Núcleo Bandeirante (29/12/2021)

Requeiro a reforma da Av central do Bandeirante nos moldes do realizado no SRTVS e SHLS, com amplas calçadas, arborização, ciclovia. Muito obrigado. Allan

Resposta da Administração do Núcleo Bandeirante (10/1/2022):

Prezado cidadão, a manifestação contida no protocolo Su- 295477/2021, na qual sugeriu a Av. Central do Núcleo Bandeirante nos moldes realizado no SRTVS e SHLS, com amplas calçadas, arborização, ciclovia. foi encaminhado à Gerência de Obras RA-NB. Tão logo esta ouvidoria tenha um posicionamento da sua demanda, estaremos apresentando RESPOSTA COMPLEMENTAR no sistema OUV-DF. Desta forma, pedimos gentileza ao morador que aguarde a resposta complementar para somente então realizar nossa pesquisa de satisfação. A Ouvidoria RA-NB agradece a participação do morador na melhoria de nossa cidade.

Administração Núcleo Bandeirante – RA VIII em 2022-01-10T10:59:36

Reforma em Rua – Telebrasilia (29/12/2021)

Requeiro a reforma da rua 1 da Telebrasilia nos moldes realizados no SRTVS e setor hospitalar sul, com calçadas amplas, confortáveis, ciclovia, arborização. Muito obrigado. Allan

Resposta da Administração do Plano Piloto (14/1/2022):

Prezado Cidadão, O Gabinete/RA-PP informa que trata-se de demanda cuja execução dos serviços exige orçamento, do qual no momento não dispomos. No entanto, será realizada vistoria no local para identificação das providências que precisarão ser adotadas. A demanda será incluída na lista de demandas a serem executadas e, que aguardam aporte de recuso para execução da obra. Atenciosamente, Ouvidoria Administração Regional do Plano Piloto

Administração Plano Piloto – RA I em 2022-01-14T11:58:50

Sugestão de Melhorias – Telebrasilia (28/12/2021)

Solicito a melhora da infra da Telebrasilia por meio da arte urbana, usando o grafite ou a pintura dos imóveis locais para criar uma identidade peculiar do bairro. Seria possível aproximar o que já vem sendo feito na W3, 507 e 508. Também seria conveniente criar, depois da pintura, projeto semelhante ao da Vila Planalto, com um corredor cultural e turístico. Muito obrigado. Allan

Resposta da Administração do Plano Piloto (14/1/2022):

Prezado Cidadão, Informamos que foi encaminhado Ofício Nº 22/2022 – RA-PP/GAB à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF (SECEC) para realização de consulta com o objetivo de verificarmos a possibilidade de implantação do Projeto Grafite – Arte Urbana no âmbito tanto da Vila Telebrasília quanto da Vila Planalto, porém, ainda não obtivemos a resposta. Ressaltamos que a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF (SECEC) é o órgão que tem a expertise na implementação de projetos de Grafite no âmbito do DF. Tão logo a SECEC nos responda estaremos enviando resposta complementar. Atenciosamente, Ouvidoria Administração Regional do Plano Piloto

Administração Plano Piloto – RA I em 2022-01-14T12:33:16

Retomada da W3 do Lazer (16/12/2021)

Solicito ao GDF que retome a abertura da W3 Sul para as pessoas aos domingos e feriados. Infelizmente, o governo decretou o encerramento do projeto Viva W3 no início deste mês.

O movimento de carros e ônibus é muito baixo aos domingos e feriados ao longo da W3 Sul e o desvio por ruas alternativas é plenamente viável. O comércio também é pouco afetado e poucas lojas abrem aos domingos. 

A abertura de ruas para lazer é uma tendência mundial e muitas pessoas aproveitavam para caminhar, pedalar e se divertir na W3 silenciosa, sem carros. Famílias inteiras passeavam e usufruíam do espaço.

Existem muitos exemplos pelo mundo que reforçam a importância das ruas de lazer. No Brasil, a avenida Paulista é uma referência de espaço que acolhe moradores e turistas e onde se promovem diversas atividades artísticas e culturais, com ganhos na economia e no comércio.

Por fim, vale ressaltar que pesquisa feita pela Codeplan em junho/2021 mostrou 82% de aprovação à abertura da W3 para o lazer.

Resposta da Secretaria de Governo (28/12/2021):

Prezado Cidadão, a Secretaria de Governo informa que com o advento do estado emergencial que a pandemia causou impondo limitações da utilização dos espaços públicos, o governo criou uma nova opção para dar oportunidade para que as pessoas saíssem de sua residência. Assim, foi implementado o fechamento da avenida W3 Sul para o trânsito de automóveis aos domingos e feriados, devida as restrições vigentes na época. Em razão do avanço da vacinação no Distrito Federal, que tem 75,53% da população geral imunizada com a primeira dose do ciclo, com a reabertura dos parques, com os espaços públicos retornando as atividades com público presente, o governo adotou a estratégia de voltar o funcionamento tradicional da referida avenida. Vale salientar que, mesmo com a abertura do trânsito aos domingos e feriados, temos a oportunidade de dar continuidade as atividades locais e proporcionar com a reforma da avenida, que inclui serviços de readequação do sistema viário com estacionamentos, reforma total das calçadas com acessibilidade, paisagismo, obras complementares de drenagem, sinalização, melhoria asfáltica, troca de iluminação por LED além de colocação de novas lixeiras. A população do DF voltará a poder usufruir da W3 Sul e das benfeitorias prontas de uma das avenidas mais importantes da cidade. É importante ressaltar que o projeto “Viva W3” não está encerrado. Muito pelo contrário, outras iniciativas serão propostas de maneira a manter a evolução das formas de uso da avenida. Estamos reformando três praças, como a Praça 21 de Abril, com mobiliário urbano e acessibilidade que irá promover o uso de espaços adequados as práticas que ficaram em destaque e que foram aderidas pela população com o fechamento da avenida. Os corredores culturais foram revitalizados e estamos incentivando a economia criativa para gerar benefícios sociais e econômicos para a comunidade local e também para a população do DF de diversas localidades que transitam pela região. Por fim, esperamos que o uso da W3 Sul se transforme novamente e pedimos a compreensão com as medidas que visam otimizar e dinamizar uma avenida histórica que está passando por esse processo de transformação. E que será um benefício para todos que vivem ou passam por ali. Agradecemos a sua contribuição e colocamos à disposição para dirimir eventuais dúvidas a respeito. Atenciosamente, Ouvidoria SEGOV DF.

SEGOV – Secretaria de Estado de Governo em 2021-12-28T16:16:31

Calçada deteriorada na Asa Norte (27/11/2021)

Registrei solicitação de reforma da calçada na 707 Norte, em frente ao UniCEUB. As calçadas estão em péssimo estado, com crateras próximo aos pontos de travessia (fotos anexas). É curioso notar que o espaço de circulação dos carros, que também estava danificado, foi recuperado em pouco tempo (menos de uma semana). Passado um mês da solicitação feita (protocolo: So-247355/2021), nenhuma providência foi tomada e as crateras aumentam. Vale destacar que o risco de queda e ferimento é grande em razão do péssimo estado da calçada no local. Assim, solicito providências das autoridades competentes para reformarem a calçada em conformidade com as normas de acessibilidade.

Resposta da Novacap (6/12/2021):

Prezado Cidadão, Informamos que sua manifestação foi protocolada nesta empresa sob o n° 00112-00029044/2021-14 no Sistema Eletrônico de Informação-SEI e encaminhada ao Departamento de Infra Estrutura Urbana – Deinfra/DU da Novacap para providências quanto ao pleiteado dentro da programação. Sendo que a execução varia de acordo com a demanda, complexidade e tipo de serviço. Atenciosamente, Ouvidoria/Novacap

NOVACAP – Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil em 2021-12-06T16:07:10

Calçada transformada em estacionamento – Asa Norte (24/11/2021)

Na quadra 707 N, atrás da W3 Norte, a calçada se transformou em estacionamento. Em horário comercial, muitos carros ficam estacionados sobre a calçada, que se encontra bem deteriorada.

Peço providências das autoridades para coibir as infrações e reformar o espaço destinado aos pedestres, em conformidade com as normas de acessibilidade.

Seguem fotos do local em anexo.

Travessia de Pedestres – Setor Policial Sul (11/11/2021)

Gostaria de pedir atenção das autoridades de trânsito para a travessia de pedestres na via que passa pelo Setor Policial, próximo ao Setor Hospitalar Sul. O movimento de trabalhadores que chegam de ônibus é bem grande, mas as condições de travessia são bem ruins.

Num dos lados da via, o semáforo demora bastante para liberar passagem para os pedestres. No outro lado, o semáforo está quebrado. Os pedestres são obrigados a se arriscar e correr entre carros e ônibus. Seguem imagens do local em anexo.

O vídeo gravado no dia 3/11 mostra o alto risco no local:

https://youtu.be/b5o3Tz97N5E – Travessia demorada e de alto risco – pedestres no final da Asa Sul

Solicito providências no sentido de reparar o semáforo danificado, reduzir o tempo de espera aos pedestres e prolongar o tempo liberado para a travessia.

Resposta do Detran (23/11/2021):

Prezado Manifestante, Informo a Vossa Senhoria que o prazo disponibilizado pelo Sistema de Ouvidoria do Distrito Federal – OUV-DF – 20 dias para resposta definitiva, não é suficiente para as demandas inerentes aos assuntos de Engenharia. Solicitações de sinalização de trânsito, obras e serviços de manutenção, instalação de semáforo ou equipamentos eletrônicos, dentre outros, exigem a realização de vistoria no local por equipe técnica e posterior análise e elaboração de projeto para execução dos serviços. O Núcleo de Elaboração de Projetos esclarece que, em decorrência da alta quantidade de demandas e serviços atribuídos ao setor, aliado ao número reduzido de servidores, o atendimento é realizado conforme cronograma e ordem cronológica de chegado do pedido. Diante do exposto e, para melhor fluidez e acompanhamento dos pleitos, a demanda foi encaminhada à Gerência de Engenharia por meio do Processo SEI 00055.00084941/2021-11 Atenciosamente, Ouvidoria Detran-DF DETRAN – Departamento de Trânsito em 2021-11-23T16:05:28

Projeto de urbanismo tático – Eixinho (8/11/2021)

Gostaria de registrar o projeto de urbanismo tático com o objetivo de garantir travessia segura e acessível para pedestres e ciclistas ao longo do Eixinho, na altura das tesourinhas. A proposta foi desenvolvida com o apoio do LabMap (Laboratório de ação direta para a mobilidade a pé)* e foi uma das 10 iniciativas selecionadas em todo o país. Com uma equipe composta por quatro membros com diferentes formações e experiências, propomos melhorias que podem ser implementadas e testadas de forma rápida e barata.

Inicialmente, propõe-se a implantação do projeto-piloto na entrequadra da 107/108 Norte, onde já existe projeto governamental em andamento (Urban Challenges in America Latina) de travessia segura, incluindo a passagem subterrânea sob o Eixão. Futuramente a proposta pode ser replicada para todas as 32 travessias similares ao longo dos Eixinhos W e L (nas Asas Norte e Sul). Na elaboração do projeto Brasília anda nos Eixos houve idas a campo para avaliar a percepção das pessoas que passam pelo local. Foram feitos registros (fotos e vídeos) e foram apresentadas possíveis soluções.

Conversamos com representantes de diferentes órgãos do Governo do Distrito Federal (Administração do Plano Piloto, Secretaria de Mobilidade e Detran) para apresentar o projeto e reforçar a importância de investir em segurança no trânsito e na mobilidade ativa. Encaminho em anexo, aos órgãos responsáveis, o material completo sobre o projeto.**

Ficamos à disposição para dialogar e viabilizar a proposta.

_______________________________

* Informações sobre o LabMap: https://comoanda.org.br/lab-map/

** Mais informações sobre o projeto no blog do Brasília para Pessoas: https://brasiliaparapessoas.wordpress.com/projetos/brasilia-anda-nos-eixos/

Resposta da Secretaria de Mobilidade (26/11/2021):

Prezado(a), A Coordenação de Planos e Estudos em Mobilidade informaram que as travessias no Eixão (DF-002)/ Eixinho (ERW e ERL, norte e sul) são discutidas constantemente, seja para a elaboração de diferentes propostas, que aprimore a mobilidade de pedestres e de ciclistas. Entende-se que desde a criação do Plano Piloto, o carro era tido como símbolo de modernização, a cidade foi pensada sob a perspectiva do transporte individual. A proposta submetida, entretanto, compromete a segurança do usuário, uma vez que, o expõe ao risco de acidente. As boas práticas de engenharia de trânsito, determina que um cruzamento seja considerado seguro, o ângulo entre o cruzamentos dos vetores deve ser de 90°, quando o ângulo diverge muito desse valor, passa a ser considerado um cruzamento perigoso, pois compromete o campo de visão de pedestres, ciclistas e motoristas. Outro ponto, a ser ressaltado, a quantidade de travessias propostas coloca o pedestre em situações de risco, quatro vezes, que soma-se à falta de uma infraestrutura adequada que permita a acessibilidade do usuário. Conforme a hierarquia viária, o Eixão é considerado uma via expressa, Eixinho, uma via arterial, e, a via do comércio, coletora. Logo, a velocidade ideal para a convivência entre pedestres, ciclistas e demais modais em uma via, é de 30 km/h (Zona 30), que inviabilizaria a proposta, e, manter as velocidades atuais, também, não seria viável, pelo risco que representaria para os modais não motorizados. Uma das soluções que podem ser tratadas, seria a adição de mais duas travessias de pedestres na via do comércio, nas extremidades como auxiliares à única travessia, pois sabe-se que o pedestre sempre quer fazer o menor caminho. Pedimos desculpas pelo transtorno e solicitamos, por gentileza, que, no caso de reincidência da irregularidade, que V.Sa realize uma nova reclamação junto a esta ouvidoria, informando o número da manifestação já registrada ou outra informação que nos ajude a localizar essa manifestação já encerrada. Por gentileza, não deixe de avaliar nosso atendimento. Sua avaliação é muito importante para a melhoria de nossos serviços. Em caso de dúvidas consulte nossa “CARTA DE SERVIÇO” disponibilizada no nosso site: http://www.semob.df.gov.br.” Atenciosamente,

SEMOB – Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal em 2021-11-26T11:13:15

Resposta do Detran (29/11/2021):

Prezado Manifestante, Informo a Vossa Senhoria que o prazo disponibilizado pelo Sistema de Ouvidoria do Distrito Federal – OUV-DF – 20 dias para resposta definitiva, não é suficiente para as demandas inerentes aos assuntos de Engenharia. Solicitações de sinalização de trânsito, obras e serviços de manutenção, instalação de semáforo ou equipamentos eletrônicos, dentre outros, exigem a realização de vistoria no local por equipe técnica e posterior análise e elaboração de projeto para execução dos serviços. O Núcleo de Elaboração de Projetos esclarece que, em decorrência da alta quantidade de demandas e serviços atribuídos ao setor, aliado ao número reduzido de servidores, o atendimento é realizado conforme cronograma e ordem cronológica de chegado do pedido. Diante do exposto e, para melhor fluidez e acompanhamento dos pleitos, a demanda foi encaminhada à Gerência de Engenharia por meio do Processo SEI. Atenciosamente, Ouvidoria Detran-DF

Ouvidoria-Expediente – DETRAN em 2021-11-29T15:02:41

Sugestão – projeto ESPM (25/10/2021)

Soube que o projeto de moderniza a estrada ESPM inclui ciclovia até a entrada da ENAP no SPO. Solicito, portanto, a extensão dessa futura ciclovia até o ponto de ônibus após o batalhão dos bombeiros, atravessando o fim da W3 sul, a fim de permitir a ligação completa entre modais para a população que usa o transporte coletivo e a bicicleta, sem interrupções. Muito obrigado.

Resposta da Secretaria de Obras (12/11/2021):

Prezado cidadão, Informamos que sua demanda foi enviada, através do Sistema Eletrônico de Informações – SEI, processo nº 00110-00003002/2021-18, para a Subsecretaria de Projetos Orçamento e Planejamento de Obras – SUPOP/SODF a qual informou que por questões de segurança do ciclista, o sistema cicloviário da ESPM não avança além do ponto proposto em projeto tendo em vista se tratar de interseção viária com dois viadutos, com 3 faixas de rolamento por sentido, e alças de acesso. Quanto à integração entre modais, informamos que o sistema cicloviário da ESPM está integrado com as áreas previstas para implantação das estações para transporte coletivo no sistema BRT (Bus Rapid Transit) na via, além de estar interligado aos pontos de paradas de ônibus existentes, tanto no sentido EPIG/TAS como no sentido TAS/EPIG. A integração do Sistema cicloviário com o Terminal Asa Sul deverá ser proposto em projetos futuros de reformulação do sistema viário do SPO. Colocamo-nos à disposição para mais informações, agradecemos sua participação. Atenciosamente, Ouvidoria/Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal

SODF – Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal

12/11/2021 15:56

Calçadas na Asa Norte / 707N (27/10/2021)

Na Asa Norte, altura da 707N, a calçada está bem deteriorada e as condições de acessibilidade são ruins.

O local fica próximo a escolas e ao UniCEUB. Solicito providências das autoridades para reformarem o caminho dos pedestres e garantirem acessibilidade na região.

Seguem fotos em anexo.

Resposta da Administração do Plano Piloto (3/11/2021):   

Prezado Cidadão, Inicialmente gostaríamos de agradecer a participação no sistema de ouvidoria do DF e informar que a equipe da Diretoria de Obras desta Administração Regional irá realizar o mapeamento/diagnóstico das calçadas citadas no relato. Esclarecemos que o mapeamento/diagnóstico realizado por esta Administração Regional será enviado à NOVACAP, ente governamental responsável pela cobertura contratual para realização da recuperação/construção de calçadas do Distrito Federal. No entanto, a execução da obra depende da DISPONIBILIDADE ORÇAMENTÁRIA, que poderá ocorrer através de emenda parlamentar ou crédito suplementar de recurso orçamentário a ser disponibilizado pela Secretaria de Economia do DF, vez que esta Administração Regional não dispõe de orçamento para esta finalidade. Ressaltamos que na Região Administrativa do Plano Piloto já mapeamos 151 quadras residenciais/comerciais, que diagnosticou a necessidade de recuperação e/ou construção de 94.189,66 m², sendo 93.032,66 m² a serem recuperados e 1.157 m² considerados trechos novos. Atenciosamente, Ouvidoria Administração Regional do Plano Piloto

Administração Plano Piloto – RA I em 2021-11-03T10:38:03

Calçadas na W3 Norte / 512N (26/10/2021)

Gostaria de registrar o estado ruim da calçada na W3 Norte, altura da 512N, em frente à concessionária Tecar. O piso é descontínuo e inacessível.

Solicito providências das autoridades para garantir o cumprimento das normas de acessibilidade no local. Seguem fotos em anexo.

Resposta da Administração do Plano Piloto (28/10/2021):   

Prezado Cidadão, Informamos que a equipe da Diretoria de Obras desta Administração Regional irá realizar o mapeamento/diagnóstico da calçada citada no relato. Esclarecemos que o mapeamento/diagnóstico realizado por esta Administração Regional será enviado à NOVACAP, ente governamental responsável pela cobertura contratual para realização da recuperação/construção de calçadas do Distrito Federal. No entanto, a execução da obra depende da DISPONIBILIDADE ORÇAMENTÁRIA, que poderá ocorrer através de emenda parlamentar ou crédito suplementar de recurso orçamentário a ser disponibilizado pela Secretaria de Economia do DF, vez que esta Administração Regional não dispõe de orçamento para esta finalidade. Ressaltamos que na Região Administrativa do Plano Piloto já mapeamos 151 quadras residenciais/comerciais, que diagnosticou a necessidade de recuperação e/ou construção de 94.189,66 m², sendo 93.032,66 m² a serem recuperados e 1.157 m² considerados trechos novos. Atenciosamente, Ouvidoria Administração Regional do Plano Piloto

Administração Plano Piloto – RA I em 2021-10-28T13:49:53

Calçadas na W3 Norte / 702N (26/10/2021)

Na W3 Norte, altura da 702N, a calçada está deteriorada e as condições de acessibilidade são ruins. Além da calçada sem manutenção, falta continuidade na calçada no ponto de travessia.

Vale frisar que o local está próximo ao colégio Marista e ao Rádio Center, com grande circulação de pessoas diariamente. Solicito providências das autoridades para reformarem o caminho dos pedestres e garantirem acessibilidade na região.

Seguem fotos em anexo.

Resposta da Administração do Plano Piloto (28/10/2021):

Prezado Cidadão, Informamos que a equipe da Diretoria de Obras desta Administração Regional irá realizar o mapeamento/diagnóstico das calçadas citadas no relato. Esclarecemos que o mapeamento/diagnóstico realizado por esta Administração Regional será enviado à NOVACAP, ente governamental responsável pela cobertura contratual para realização da recuperação/construção de calçadas do Distrito Federal. No entanto, a execução da obra depende da DISPONIBILIDADE ORÇAMENTÁRIA, que poderá ocorrer através de emenda parlamentar ou crédito suplementar de recurso orçamentário a ser disponibilizado pela Secretaria de Economia do DF, vez que esta Administração Regional não dispõe de orçamento para esta finalidade. Ressaltamos que na Região Administrativa do Plano Piloto já mapeamos 151 quadras residenciais/comerciais, que diagnosticou a necessidade de recuperação e/ou construção de 94.189,66 m², sendo 93.032,66 m² a serem recuperados e 1.157 m² considerados trechos novos. Atenciosamente, Ouvidoria Administração Regional do Plano Piloto

Administração Plano Piloto – RA I em 2021-10-28T13:49:09

Calçadas na W3 Norte / 716N (25/10/2021)

Na W3 Norte, altura da 716N, a calçada está bem deteriorada e precisa de reforma. Motoristas acessam pela calçada, irregularmente, o canteiro e provocam a destruição do piso. A situação está assim há muitos anos e deixou inacessível o entorno do ponto de ônibus. As calçadas também são ocupadas por carros estacionados.

Peço providências das autoridades para reformarem o caminho dos pedestres e garantirem acessibilidade na região. Sugiro medidas para coibir o acesso e o estacionamento irregulares dos motoristas.

Seguem fotos em anexo.

Resposta da Administração do Plano Piloto:

Resposta Complementar

Prezado Cidadão, Informamos que a Gerência de Obras (DIROB) desta Regional realizou vistoria no local conforme consta nos processos relacionados SEI n. 00141-00002811/2020-83 e SEI n. 00112-00026155/2019-54. No entanto, estamos no aguardo de aporte de recursos para a execução dos serviços pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil-NOVACAP. Quanto ao estacionamento irregular, informamos que encaminhamos o Ofício n.º 1204/2021 ao Departamento de Trânsito (DETRAN) para fiscalização no local. Atenciosamente, Ouvidoria Administração Regional do Plano Piloto

Administração Plano Piloto – RA I em 2021-12-02T11:23:34

Resposta Definitiva

Prezado Cidadão, Informamos que a equipe da Diretoria de Obras desta Administração Regional realizou o mapeamento/diagnóstico das calçadas SHCGN 716. Esclarecemos que o mapeamento/diagnóstico realizado por esta Administração Regional foi enviado à NOVACAP (Processo SEI n. 00112-00026155/2019-54), ente governamental responsável pela cobertura contratual para realização da recuperação/construção de calçadas do Distrito Federal. No entanto, a execução da obra depende da DISPONIBILIDADE ORÇAMENTÁRIA, que poderá ocorrer através de emenda parlamentar ou crédito suplementar de recurso orçamentário a ser disponibilizado pela Secretaria de Economia do DF, vez que esta Administração Regional não dispõe de orçamento para esta finalidade. Ressaltamos que mapeamos nesta Região Administrativa do Plano Piloto 151 quadras residenciais/comerciais, aonde diagnosticamos a necessidade de recuperação e/ou construção de 94.189,66 m², sendo 93.032,66 m² a serem recuperados e 1.157 m² considerados trechos novos. Quanto ao estacionamento de carros na calçada sugerimos que seja solicitado fiscalização ao DETRAN/DF no local. Atenciosamente, Ouvidoria Administração Regional do Plano Piloto

Administração Plano Piloto – RA I em 2021-11-12T14:31:34

Travessia de Alto Risco no Eixo Monumental – semáforos quebrados (15/10/2021):

Escrevo para registrar queixa quanto ao alto risco na travessia do Eixo Monumental, próximo ao cruzamento da EPIG, ao lado do Tribunal de Justiça (TJDFT). Há alguns dias os semáforos do local estão desativados e a travessia se tornou bem difícil.

O alto fluxo de carros e os semáforos quebrados deixam pedestres e ciclistas em alto risco. Peço providências das autoridades. Enquanto os semáforos estiverem desativados, é importantíssima a presença de agentes de trânsito para garantir a segurança dos mais vulneráveis.

Seguem fotos do local, hoje (15/10/2021) de manhã.

Resposta do Detran (29/10/2021):

Prezado Manifestante, Segundo a COPOL METROPOLITANA – Coordenação Regional de Policiamento e Fiscalização de Trânsito Metropolitana – o conjunto semafórico do Eixo Monumental já está funcionando. Destaca-se que o melhor procedimento para uma situação pontual. Orienta-se o cidadão no momento em que presenciar o fato, a entrar em contato com o Centro Integrado de Operações de Brasília – CIOB por meio do telefone 190, e solicitar a presença do Detran, informando dados do veículo e o local, ocasião em que o CIOB entrará em contato com as equipes de fiscalização que estão na rua, e poderá encaminhar viaturas para averiguação no momento em que a situação esteja ocorrendo, a fim de que se verifique se está ocorrendo infração de trânsito. Atenciosamente, Ouvidoria Detran-DF.

DETRAN – Departamento de Trânsito em 2021-10-29T09:05:24

Pedido de Informações – acessibilidade em ônibus (27/9/2021):

No dia 22/9 presenciei um ônibus da Piracicabana (linha Vila Rabelo) com elevador quebrado e um cadeirante foi impedido de embarcar. Relatos de elevadores quebrados são comuns em outras linhas de ônibus.

Diante desses fatos, gostaria de obter informações sobre a acessibilidade no transporte coletivo, em particular nos ônibus que circulam no DF.

a) Qual o percentual da frota de ônibus no DF adaptada para pessoas com deficiência? Todas as empresas são obrigadas, contratualmente, a observar os requisitos de acessibilidade?

b) Qual o percentual da frota de ônibus que fazem a ligação com as cidades do Entorno adaptada para pessoas com deficiência? Todas as empresas são obrigadas, contratualmente, a observar os requisitos de acessibilidade?

c) Quais são os equipamentos disponíveis nos ônibus para garantir acessibilidade? Qual o percentual de ônibus com piso baixo e rampas de acesso?

d) Qual é o órgão do governo responsável pela fiscalização das empresas concessionárias de ônibus? De que forma ocorre a fiscalização das empresas concessionárias quanto aos equipamentos de acessibilidade? Existe fiscalização regular quanto à acessibilidade?

e) Quantas autuações, nos últimos anos, foram feitas pelo GDF quanto ao descumprimento de normas e requisitos de acessibilidade por parte das empresas que operam as linhas de ônibus? Qual é a penalidade aplicada às empresas que descumprem os requisitos de acessibilidade?

f) Como é feita a manutenção dos equipamentos de acessibilidade pelas empresas concessionárias? De que forma se dá a capacitação dos funcionários das empresas para uso dos elevadores e outros equipamentos de acessibilidade?  

g) Na futura licitação do sistema de ônibus já existe algum estudo ou previsão quanto a requisitos de acessibilidade?

Resposta da Secretaria de Mobilidade (18/10/2021):

Os documentos enviados na resposta da Secretaria estão disponíveis na pasta compartilhada (clique para acessar).

Queixa – acessibilidade em ônibus (27/9/2021):

Gostaria de registrar queixa quanto à falta de acessibilidade nos ônibus. No dia 22/9 presenciei um ônibus da Piracicabana (linha Vila Rabelo) com elevador quebrado. No ponto de ônibus da rodoviária (plataforma superior), um cadeirante foi impedido de embarcar. Além do problema de superlotação, as pessoas com deficiência ainda sofrem com a falta de acessibilidade.

Relatos de elevadores quebrados são comuns em outras linhas de ônibus, o que dificulta ou mesmo impede o acesso.

Peço providências dos órgãos competentes para fiscalizar as empresas concessionárias e aferir o pleno funcionamento dos equipamentos que viabilizam a acessibilidade.

Resposta da Secretaria de Mobilidade (1/10/2021):

Prezado(a), A Piracicabana informou que conforme procedimentos o caso em tela foi direcionado ao setor responsável da empresa, manutenção com a finalidade de que tal anormalidade não volte a ocorrer. O carro informado: 119113 foi encaminhado para a manutenção para que o defeito seja sanado e logo em seguida que seja verificado para ver se o defeito foi totalmente sanado pela equipe da manutenção. Pedimos desculpas pelo transtorno e solicitamos, por gentileza, que, no caso de reincidência da irregularidade, que V.Sa realize uma nova reclamação junto a esta ouvidoria, informando o número da manifestação já registrada ou outra informação que nos ajude a localizar essa manifestação já encerrada. Por gentileza, não deixe de avaliar nosso atendimento. Sua avaliação é muito importante para a melhoria de nossos serviços. Em caso de dúvidas consulte nossa “CARTA DE SERVIÇO” disponibilizada no nosso site: http://www.semob.df.gov.br.” Atenciosamente,

SEMOB – Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal em 2021-10-01T10:57:15

Melhorias na Ciclovia – W4/W5 Norte (17/9/2021):

Gostaria de pedir melhorias para os ciclistas ao longo da via W4/W5.

Portanto, solicito esforço dos órgãos competentes – incluindo Administração Regional do Plano Piloto (RA I), CEB, Detran, Novacap e Secretaria de Transporte e Mobilidade – para resolver os problemas e incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte.

Já fiz solicitações anteriores na ouvidoria do GDF (protocolos So-137764/2021, de 8/6/2021; So-140740/2021, de 11/6/2021; Su-142338/2021, de 14/6/2021; So-190287/2021, de 14/8/2021), mas não foram tomadas as providências necessárias. Vale lembrar que esta solicitação está em consonância com o Código de Trânsito Brasileiro, a Política Nacional de Mobilidade Urbana e diversas leis distritais. A Lei Orgânica do Distrito Federal dispõe (art. 335, § 2°): O Poder Público estimulará uso de veículos não poluentes e que viabilizem a economia energética, mediante campanhas educativas e construção de ciclovias em todo o seu território. Outras leis distritais também favorecem a mobilidade ativa, a exemplo da Lei n° 3.885/2006, Lei n° 4.397/2009 e Lei n° 4.566/2011 (PDTU/DF).

Da mesma forma, o Programa de Mobilidade Ativa (PMA/DF) estabelece como objetivos:

I. Melhorar as infraestruturas de mobilidade para a população que se desloca a pé ou por bicicleta;

II. Incentivar a migração dos usuários dos modos motorizados para os modos ativos de deslocamento; 

III. Melhorar e fomentar a integração entre os modos ativos e o transporte público coletivo.

Ao longo da ciclovia da W4/W5 Norte são observados muitos problemas: piso deteriorado; falta de continuidade no caminho; cruzamentos sem sinalização; falta de iluminação; bloqueios no caminho (infração de motoristas); travessias arriscadas, sem sinalização.

As fotos recentes, a seguir, ilustram os problemas.

Cruzamentos com piso destruído e sinalização apagada.

Ciclovia sem continuidade e com carros no caminho, na altura do UniCEUB.

Ciclovia sem continuidade e com carros no caminho (905 Norte e UniCEUB)

Ciclovia sem continuidade próximo ao Colégio Militar de Brasília.

Travessia arriscada próximo à Torre de TV.

Escuridão na ciclovia.

Falta de continuidade da ciclovia – final da W5 Norte e Setor Terminal Norte.

Considerando os problemas relatados, a legislação e os programas governamentais em favor da mobilidade ativa, deixo algumas sugestões com o objetivo de aumentar a segurança e o conforto aos usuários da ciclovia:  

a) Melhoria na infraestrutura: ciclovia contínua e iluminada;

b) Reforma do piso;

c) Cruzamento sinalizados, com pintura vermelha de destaque e placas de alerta aos motoristas para a presença de ciclistas;

d) Policiamento e fiscalização de trânsito feitos com bicicleta;

e) Construção de ciclovias para conectar outras regiões: Setor Terminal Norte, Noroeste, EPIA Norte e Eixo Monumental;

f) Ações educativas e de fiscalização para incentivar o uso de bicicleta e coibir as infrações contra pedestres e ciclistas.

Por fim, destaco o trabalho realizado em junho deste ano, com levantamento dos problemas ao longo da ciclovia e sugestões de melhoria. Está acessível no blog Brasília para Pessoas: https://brasiliaparapessoas.wordpress.com/artigos-e-estudos/analise-da-ciclovia-w4-w5-norte/

Resposta da Secretaria de Mobilidade (8/10/2021):

Prezado(a), a Coordenação de Mobilidade Ativa informou que foi realizada vistoria no local e detectados os problemas relatados. A SEMOB está preparando um documento relatando esses problemas, para enviar a Novacap e Administração Regional, para que seja iniciado um procedimento de manutenção. Em ralação a falta de continuidade, existem dois projetos elaborados pelo governo, um visando melhorar a continuidade de ciclovia na altura do CEUB e outro ao final da W4/W5 que visar melhorar a conectividade da mesma com outras ciclovias, além disso, ainda tem projeto de ciclovia do eixo monumental passando pelo autódromo e pela EPAA – Estrada Parque Armazenamento e Abastecimento, e que ainda não existem recursos e nem previsão de implantação. Pedimos desculpas pelo transtorno e solicitamos, por gentileza, que, no caso de reincidência da irregularidade, que V.Sa realize uma nova reclamação junto a esta ouvidoria, informando o número da(s) manifestação(ões) já registradas ou outra informação que nos ajude a localizar essa(s) manifestação(ões) já encerrada(s). POR GENTILEZA, NÃO DEIXE DE AVALIAR O NOSSO ATENDIMENTO. Sua avaliação é muito importante para a melhoria de nossos serviços. Em caso de dúvidas consulte nossa “CARTA DE SERVIÇO” disponibilizada no nosso site: http://www.semob.df.gov.br.” Atenciosamente,

SEMOB – Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal em 2021-10-08T13:16:45

Resposta da RA 1 – Plano Piloto (7/10/2021):

Reconstrução de Feira – Cruzeiro Novo (17/9/2021):

Solicito da Seduh e Sentur um ousado projeto de reconstrução da feira permanente do Cruzeiro Novo com a reforma total da área adjacente nos moldes das zonas 30 recém finalizadas no SRTVS. A feira atual é horrível, suja, decrépita, mas poderia se tornar uma atração turística como o mercado municipal de São Paulo. Não precisa ser no estilo de são Paulo, mas algo novo, contemporâneo, adaptado à Brasília. Muito obrigado.

Resposta da Seduh (17/9/2021):

Prezado Cidado, Sr. Allan Araujo de Sousa, Em atenção a manifestação So-215978/2021 registrada no Sistema de Ouvidoria do DF, que solicita “…ousado projeto de reconstrução da feira permanente do Cruzeiro Novo com a reforma total da área adjacente nos moldes das zonas 30 recém finalizadas no SRTVS…. “, informamos que dada a relevância da intervenção encaminhamos a demanda para Subsecretaria de Desenvolvimento das Cidades – SUDEC, desta Secretaria, área responsável pela análise e estudos técnicos de viabilidade urbanística e territorial de Brasília, de modo a verificar à viabilidade urbanistica, de tombamento e territorial para requalificação da mencionado área. Esclarecemos, que após o posicionamento final e formal acerca do assunto a Ouvidoria SEDUH entrará em contato com o cidadão por e-mail e/ou telefone e enviarpa resposta complementar via Sitema Ouvidoria. Para maior facilidade e comodidade Vossa Senhoria poderá acompanhar o andamento do referido projeto por meio do telefone 3214-4180 – Serviço de informação e atendimento da SEDUH. Por fim, agradecemos sua participação. A participação social é uma atitude cidadã, auxilia ações de governo, beneficia toda a sociedade civil. Atenciosamente, Equipe Ouvidoria SEDUH

SEDUH – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal em 2021-09-17T15:18:08

Via do Autódromo – Ciclovia (16/9/2021):

Gostaria de registrar a sugestão de ciclovia na via que passa pelo autódromo e por trás do estádio nacional. Trata-se de uma ligação importante entre diferentes pontos da cidade, incluindo Asa Norte, Noroeste e Eixo Monumental. A ciclovia atenderia também a quem se destina a órgãos públicos, incluindo órgãos do GDF, Tribunal de Contas (TCDFT), Tribunal de Justiça (TJDFT), Ministério Público (MPDFT) e Câmara Legislativa (CLDF).

As condições atuais são inadequadas para pedestres e ciclistas ao longo de toda a via. Além da falta de infraestrutura para ciclistas, a calçada não tem continuidade e faltam rampas de acessibilidade. A arborização é escassa e o fluxo de carros e caminhões é intenso e veloz. Nota-se também que não há qualquer infraestrutura para usuários de ônibus.  

Considerando a relevância da mobilidade ativa e o fato de ser uma importante via de ligação, sugiro aos órgãos competentes – incluindo a Secretaria de Transporte e Mobilidade, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e o Departamento de Trânsito (Detran/DF) – a execução de projeto para garantir boas condições para a mobilidade ativa.

Entre as medidas importantes, destaco:

– infraestrutura segregada (ciclovia), compartilhada entre pedestres e ciclistas;

– redução do limite de velocidade e controle da velocidade por meio eletrônico;

– pontos seguros de travessia para pedestres e ciclistas;

– boas condições de iluminação;

– ligação com outras ciclovias existentes (por exemplo, W4/W5 Norte e Noroeste).

Em anexo, imagens que ilustram as condições atuais na via e mapa do local com o percurso que deveria ter infraestrutura para a mobilidade ativa. O mapa também está disponível virtualmente (https://www.google.com/maps/d/edit?mid=1fAGAXbIgLiX_HSwcq2PnDe4-LloYFJKX&usp=sharing) e indica as ciclovias existentes na W4/W5 Norte e no Noroeste.   

Resposta da Seduh (17/9/2021):

Prezado Cidadão, Senhor Uira Felipe Lourenço, Em atenção manifestação protocolo So-215546/2021, datado 16/09/2021 que “…Gostaria de registrar a sugestão de ciclovia na via que passa pelo autódromo e por trás do estádio nacional. Trata-se de uma ligação importante entre diferentes pontos da cidade, incluindo Asa Norte, Noroeste e Eixo Monumental…”, informamos que a sua sugestão já possui projeto de urbanismo paisagismo aprovado projeto SIVPROJETO DE SISTMA VIÁRIO DE REQUALIFICAÇÃO DO SETOR HOTELEIRO NORTE – SHB 1, 2, 3, 4 e 5 – SIV/MDE117/2017 Adicionalmente, mais uma vez esclarecemos que todos os projetos e intervenções urbanas estão cadastradas na Plataforma GeoPortal, https://www.geoportal.seduh.df.gov.br/geoportal/, aba “lista de camadas e legendas “, icone “INTERVENÇÕES URBANÍSTICAS”. Projeto aprovado significa que o modelo urbanistico está pronto , fase subsequente e de responsabilidade da NOVACAP, que contrato e executora obra no local. Colocamo-nos à disposição para maiores esclarecimentos, por meio do telefone 3214-4180 – Serviço de Informação e Atendimento ao Cidadão SEDUH. Por fim, agradecemos sua participação. A participação social é uma atitude cidadã, auxilia ações de governo, beneficia toda Atenciosamente, Serviço de Informação ao Cidadão SEDUH

SEDUH – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal em 2021-09-17T13:32:31

Queixa quanto à necessidade de protocolo presencial (11/9/2021):

Recebi a resposta definitiva do Detran sobre pedido para instalar passagem de pedestres na S3 oeste, ligando o SRTVS à quadra 8-9, do edifício Parque Corporate. Segundo o Detran, eu teria de ir fisicamente àquele órgão protocolar o mesmo pedido. Isso não faz o menor sentido. Para que o GDF nos oferece este serviço digital de ouvidoria se o Detran depois nos encaminha para o antigo serviço presencial….apenas dificultando a prestação da cidadania. Nos dias atuais, não cabe mais pedir ao cidadão que se desloque ao órgão, quando ele pode fazer a demanda pela internet. Protesto, portanto, contra essa prática pelo Detran e solicito desta instituição que também me responda via página web desta Ouvidoria, aliás como todos os demais órgãos do GDF.

Cruzamento de Ciclovia – L4 (10/9/2021):

O cruzamento da ciclovia na L4, próximo do acesso à ponte JK, foi pintado recentemente e placas de alerta para a travessia de ciclistas foram colocadas.

No entanto, o fluxo motorizado intenso e veloz dificulta a travessia no local, em ambos os sentidos da via. O limite de velocidade é excessivo, de 80 km/h.

Assim, gostaria de sugerir a redução do limite de velocidade e a instalação de semáforos de forma a aumentar a segurança no trânsito e viabilizar a travessia segura.

Em anexo, duas fotos do local.

Faixa de travessia em área próxima ao SRTVS (25/8/2021):

O GDF fez um ótimo trabalho na reforma do SRTVS, que foi radicalmente melhorado. Faltaram, no entanto, adaptações entre o SRTVS e áreas próximas. Umas dessas é a ligação peatonal entre a calçada na junção da W4 sul e a S3 Oeste, na travessia do Centro Empresarial Brasília para o Ed. Parque Cidade Corporate. Simplesmente não há semáforos nem faixas de pedestres, nem plataforma elevada, nada. O pedestre continua tendo de correr para cruzar as primeiras faixas de asfalto e depois chegar à calçada do meio fio e aguardar a pausa no trânsito de carros. Solicito, portanto, a criação de faixa preferencial de pedestres (plataforma elevada) no exato ponto acima descrito, permitindo a travessia da S3 Oeste. Obrigado.

Resposta do Detran (10/9/2021):

Prezado Manifestante, Informo a Vossa Senhoria que o prazo disponibilizado pelo Sistema de Ouvidoria do Distrito Federal – OUV-DF – 20 dias para resposta definitiva, não é suficiente para as demandas inerentes aos assuntos de Engenharia. Solicitações de sinalização de trânsito, obras e serviços de manutenção, instalação de semáforo ou equipamentos eletrônicos, dentre outros, exigem a realização de vistoria no local por equipe técnica e posterior análise e elaboração de projeto para execução dos serviços. O Núcleo de Elaboração de Projetos esclarece que, em decorrência da alta quantidade de demandas e serviços atribuídos ao setor, aliado ao número reduzido de servidores, o atendimento é realizado conforme cronograma e ordem cronológica de chegado do pedido. Diante do exposto e, para melhor fluidez e acompanhamento dos pleitos, o Núcleo orienta que as demandas sejam apresentadas no setor de protocolo deste órgão, uma vez que a concentração dos pedidos em um único canal facilita o controle e o planejamento do setor. O Requerimento poderá ser apresentado presencialmente em um dos postos de atendimento do DETRAN-DF que possua serviço de protocolo (DETRAN SEDE, DETRAN SETOR DE CARGAS, DETRAN GAMA ou DETRAN TAGUATINGA). Atenciosamente, Ouvidoria Detran-DF

DETRAN – Departamento de Trânsito em 2021-09-10T11:29:55

Travessia no Eixo Monumental – próximo ao Parque da Cidade (14/8/2021):

Escrevo para reiterar a solicitação feita em 19/6/2021 sobre as dificuldades de travessia no Eixo Monumental, próximo ao acesso ao Parque da Cidade. O registro feito na ouvidoria (Protocolo So-146874/2021) ficou sem resposta. Portanto, volto a registrar a solicitação e ressalto a necessidade de melhorias no local, de forma a garantir caminho seguro e acessível para pedestres e ciclistas.

Eis a solicitação feita inicialmente em 19/6/2021:

Travessia no Eixo Monumental – próximo ao Parque da Cidade

Escrevo para solicitar melhorias na travessia de pedestres no Eixo Monumental e na via S2, no acesso ao Parque da Cidade, próximo ao estacionamento 12.

A calçada está em bom estado – com piso tátil nas proximidades do ponto de ônibus –, mas a travessia é difícil pelos seguintes motivos: a) falta de semáforo para pedestres no Eixo Monumental; b) falta de faixa de pedestre na travessia no sentido setor hoteleiro sul; c) falta de faixa de pedestre na via S2, no acesso ao parque da cidade.

Na via S2, além da falta de faixa de pedestre, a alta velocidade dos motoristas que vêm do Eixo Monumental dificulta ainda mais a travessia de pedestres e ciclistas. Assim, sugiro a instalação de faixa elevada de travessia no local. Solicito providências das autoridades de trânsito para garantir segurança nas travessias indicadas.

O mapa* e as imagens anexas ilustram os problemas relatados.  

* O mapa com a indicação dos locais está acessível no link: https://www.google.com/maps/d/edit?mid=130sn-KoUdSPaFG2KZUlxDmyYrn1Pa_Bm&usp=sharing

Resposta do Detran (18/8/2021):

Prezado Manifestante, Esclareço a Vossa Senhoria que, o prazo estabelecido pelas normas da Ouvidoria ( 20 dias para resposta definitiva ) não é suficiente para as demandas inerentes aos assuntos: sinalização de trânsito, obras e serviços de manutenção, face a necessidade de vistoria no local por equipe técnica que envolve análise, manifestação e dependendo da situação, elaboração de projetos para execução dos serviços pertinentes ao tema da demanda, acrescento que em decorrência da alta quantidade de demandas e serviços atribuída ao setor de projeto de engenharia, aliado ao número reduzido de servidores, o atendimento será realizado conforme cronograma e ordem cronológica. Diante do exposto e, para melhor fluidez e acompanhamento dos pleitos e melhor atendê-lo, orientamos que, demandas relacionadas aos serviços inerentes à Engenharia sejam abertas no setor de protocolo deste órgão, presencialmente ou por meio do endereço protocolo@detran.df.gov.br, conforme Carta de Serviços do Detran, publicado no site do órgão. Atenciosamente, Ouvidoria DETRAN-DF

DETRAN – Departamento de Trânsito em 2021-08-18T18:55:03

Ciclovia da W4/W5 Norte (14/8/2021):

Sugiro melhorias aos ciclistas na W4/W5 Norte. O percurso pela ciclovia apresenta problemas que põem em risco pedestres e ciclistas.

Registrei solicitação na ouvidoria do GDF em 14/6/2021 para providências dos órgãos competentes, mas os problemas persistem. A solicitação também foi registrada por e-mail na Administração Regional do Plano Piloto (RA-1) após vistoria de bicicleta ao longo de todo o percurso, realizada junto com servidor do órgão em 10/6/2021.

Estudo elaborado em junho deste ano possui muitas imagens (fotos e vídeos) que revelam a situação atual, além de mapa com os pontos críticos e propostas de melhoria (simulações). Está disponível no blog Brasília para Pessoas: https://brasiliaparapessoas.wordpress.com/artigos-e-estudos/analise-da-ciclovia-w4-w5-norte/

Análise da Ciclovia – W4/W5 Norte

Entre os problemas apontados no trabalho estão: falta de continuidade da ciclovia; falta de iluminação; falta de manutenção (piso destruído); cruzamentos sem sinalização e bloqueados por motoristas.

Reitero a necessidade de melhorias na ciclovia e gostaria de obter informações sobre a previsão de obras para garantir caminho seguro, iluminado e contínuo.

A proximidade do Dia Nacional do Ciclista (19 de agosto) é um momento oportuno para as autoridades promoverem melhorias para quem se desloca de bicicleta.

Resposta da Semob (25/8/2021):

Prezado(a), A Subsecretaria de Planejamento informou que a SEMOB irá fazer vistoria no local e encaminhar a demanda a outro órgão, para dar andamento ao pleito. Pedimos desculpas pelo transtorno e solicitamos, por gentileza, que, no caso de reincidência da irregularidade, que V.Sa realize uma nova reclamação junto a esta ouvidoria, informando o número da(s) manifestação(ões) já registradas ou outra informação que nos ajude a localizar essa(s) manifestação(ões) já encerrada(s). POR GENTILEZA, NÃO DEIXE DE AVALIAR O NOSSO ATENDIMENTO. Sua avaliação é muito importante para a melhoria de nossos serviços. Em caso de dúvidas consulte nossa “CARTA DE SERVIÇO” disponibilizada no nosso site: http://www.semob.df.gov.br.” Atenciosamente,

SEMOB – Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal em 2021-08-25T11:57:08

Viaduto no Sudoeste: devastação e problemas de mobilidade na EPIG (11/8/2021):

Gostaria de registrar indignação com o projeto de viaduto no bairro Sudoeste. Mais de 500 árvores foram marcadas (pintadas) para serem derrubadas.

As condições para caminhar, pedalar e usar ônibus são péssimas ao longo da EPIG. Em vez de solucionar as graves deficiências na mobilidade, o viaduto só vai incentivar ainda mais o uso do transporte individual motorizado.

Não bastasse a grande devastação de área com flora e fauna exuberantes – com pica-paus, corujas e tucanos –, a proposta do GDF intensifica o fluxo motorizado no parque da cidade e vai na contramão da tendência moderna na mobilidade urbana de incentivar os modos coletivos e ativos de transporte. Vale lembrar que as leis distritais e federais – Política Nacional de Mobilidade Urbana, Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU/DF) e Sistema Cicloviário do DF (Lei Distrital n° 4.397/2009), entre outras – e o Plano de Mobilidade Ativa (PMA/DF) priorizam o transporte coletivo e os deslocamentos a pé e por bicicleta.

As fotos abaixo revelam a derrubada iminente das árvores e os problemas para quem caminha, pedala ou usa o transporte coletivo na região. O vídeo traz uma reflexão sobre o projeto do viaduto: 

Sugiro que o governo deixe de lado a construção do viaduto e use o recurso (R$ 24,6 milhões) para investir em melhorias nas calçadas, nos pontos de travessia, nos pontos de ônibus e na ciclovia sem ligação.

FOTOS

Resposta da Secretaria de Obras (26/8/2021):

Prezado cidadão Informamos que sua demanda foi enviada, através do Sistema Eletrônico de Informações – SEI, processo nº 00110-00002308/2021-49, para a Subsecretaria de Projetos, Orçamento e Planejamento de Obras – SUPOP/SODF, a qual informou que, cabe esclarecer primeiramente, que não serão retiradas 500 árvores, todas as árvores na poligonal de implantação da obra, foram catalogadas e identificadas, um total de 784 indivíduos arbóreos, mas apenas aquelas que estiverem diretamente intervindo na obra serão suprimidas, a cada árvore nativa retirada esta Secretaria é obrigada a plantar 05 árvores, conforme resolução do IBRAM, portanto nesta área também teremos compensações. A numeração constatada em cada árvore não é o número de indivíduos a serem suprimidos e sim uma maneira de identificar cada indivíduo. Informamos ainda que segue em anexo resposta da área técnica as sugestões apresentadas. Colocamo-nos à disposição para mais informações e agradecemos sua participação. Atenciosamente, Ouvidoria/Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal

SODF – Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal em 2021-08-26T17:19:18

Documento anexo da Secretaria de Obras.

Bicicletário da Rodoviária (20/7/2021):

Gostaria de registrar o estado lamentável do bicicletário no principal terminal de transporte da capital federal. O espaço, que já não era adequado (descoberto e sem controle de acesso), se deteriorou até ser totalmente abandonado. Os suportes para bicicletas foram removidos e o acesso está bloqueado.

Em razão do descaso, fica impossibilitada a importante integração da bicicleta ao transporte coletivo. Não há segurança mínima para o ciclista que quiser estacionar e seguir viagem de ônibus. As poucas vagas existentes para os ciclistas não oferecem conforto nem segurança.

As fotos anexadas mostram a situação do que já foi um bicicletário.

Com base nas leis federais e distritais, incluindo a Política Nacional de Mobilidade Urbana*, o Código de Trânsito Brasileiro, o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU/DF) e as leis distritais n° 4.397/2009 (Sistema Cicloviário), n° 4.423/2009 e 4,800/2012 (que dispõem sobre bicicletários), e com base ainda no Plano de Mobilidade Ativa (PMA/DF)**, questiono as autoridades responsáveis:

1) quais os projetos e as ações previstas pelo governo para garantir segurança aos ciclistas e viabilizar a integração com o transporte coletivo na rodoviária do Plano Piloto?

2) Onde estão acessíveis as informações sobre projetos e ações, e qual é o cronograma para implantação das melhorias na rodoviária?

_______________

*  Entre as diretrizes da Política Nacional estão (art. 6°):

II – prioridade dos modos de transportes não motorizados sobre os motorizados e dos serviços de transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado;

III – integração entre os modos e serviços de transporte urbano;

** Objetivos do Plano de Mobilidade Ativa do Distrito Federal:

I. Melhorar as infraestruturas de mobilidade para a população que se desloca a pé ou por bicicleta;

II. Incentivar a migração dos usuários dos modos motorizados para os modos ativos de deslocamento;

III. Melhorar e fomentar a integração entre os modos ativos e o transporte público coletivo.

FOTOS

Resposta da Semob (29/7/2021):

Prezado(a), A Subsecretaria de Planejamento informou que a Semob visando sanar as demandas da localidade, elaborou anteprojeto de implantação da Ciclorrota Norte (Leste-Oeste) no Terminal Rodoviário do Plano Piloto, com anuência do IPHAN, uma vez que a localidade se encontra no Conjunto Arquitetônico Tombado. O projeto contempla ainda a implantação de paraciclos (em fase preparatória para licitação) nos acessos Leste e Oeste, próximos à Ciclorrota. Atualmente estão em curso as tratativas para implementação deste projeto junto aos órgãos executores. Em 2020, foi elaborado por esta Secretaria o Plano de Mobilidade ativa (PMA) que tem como objetivos: I. Melhorar as infraestruturas de mobilidade para a população que se desloca a pé ou por bicicleta; II. Incentivar a migração dos usuários dos modos motorizados para os modos ativos de deslocamento; e III. Melhorar e fomentar a integração entre os modos ativos e o transporte público coletivo. A Secretaria de Transporte e Mobilidade vêm monitorando as ações planejadas presentes do caderno 02, que estão disponíveis através do link http://semob.df.gov.br/aviso-de-consulta-publica/. Informam ainda que o governo tem uma série de ações em curso buscando a promoção e segurança dos modos ativos, por hora podemos elencar: • Rotas acessíveis e as requalificações urbanas do SCS, SRTVS e SHLS • Sistema de Mobilidade Ativa Compartilhada em fase de implantação (Sistema SMAC); • Elaboração de edital para implementação de infraestrutura cicloviária em diversos trechos do DF. Pedimos desculpas pelo transtorno e solicitamos, por gentileza, que, no caso de reincidência da irregularidade, que V.Sa realize uma nova reclamação junto a esta ouvidoria, informando o número da manifestação já registrada ou outra informação que nos ajude a localizar essa manifestação já encerrada. Por gentileza, não deixe de avaliar nosso atendimento. Sua avaliação é muito importante para a melhoria de nossos serviços. Em caso de dúvidas consulte nossa “CARTA DE SERVIÇO” disponibilizada no nosso site: http://www.semob.df.gov.br.” Atenciosamente,

SEMOB – Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal em 2021-07-29T10:36:50

Ciclistas na Rodoviária (6/7/2021):

Passei recentemente de bicicleta pela rodoviária do Plano Piloto e notei que as irregularidades no piso e o gradil em alguns pontos (drenagem da água de chuva) causam grande risco de queda.

Outro problema é a dificuldade para estacionar a bicicleta. O bicicletário que existia está abandonado e com acesso bloqueado. As vagas instaladas (suportes brancos) ficam em local sem sinalização e inseguros (sem cobertura e sem controle de acesso).

A ausência de caminho seguro (ciclovia ou ciclofaixa) por dentro da rodoviária obriga os ciclistas a pedalarem entre os ônibus, táxis e veículos de carga que circulam e estacionam no terminal.

As escadas rolantes para subir até a plataforma superior estavam desativadas, o que inviabilizou a subida com a bicicleta e dificulta ou impede o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

As fotos anexas ilustram os problemas relatados.

Solicito que os órgãos competentes tomem providências para aumentar a segurança, evitar quedas e ferimentos, e aumentar o conforto para quem se desloca de bicicleta. As melhorias são importantes para permitir a integração da bicicleta ao transporte coletivo.  

Resposta da Semob (9/7/2021):

Prezado(a) manifestante, após esclarecimentos prestados a esta Ouvidoria/SEMOB pela Subsecretaria de Planejamento – SEMOB, acerca do ocorrido relatado na demanda, a unidade nos informou que visando sanar as demandas da localidade, elaborou anteprojeto de implantação da Ciclorrota Norte (Leste-Oeste) no Terminal Rodoviário do Plano Piloto, com anuência do IPHAN, uma vez que a localidade se encontra no Conjunto Arquitetônico Tombado. O projeto contempla ainda a implantação de paraciclos nos acessos Leste e Oeste, próximos à Ciclorrota, em local seguro e protegido de intempéries. Atualmente estão em curso as tratativas para implementação deste projeto junto aos órgãos executores. De todo modo, pedimos-lhe desculpas pelo transtorno. POR GENTILEZA, NÃO DEIXE DE AVALIAR O NOSSO ATENDIMENTO. Sua avaliação é muito importante para a melhoria de nossos serviços. Em caso de dúvidas consulte nossa “CARTA DE SERVIÇO” disponibilizada no nosso site: http://www.semob.df.gov.br.”

SEMOB – Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal em 2021-07-09T17:29:18

Reconstrução de calçada no Sudoeste (4/7/2021):

Solicito à Administração do Sudoeste-Octogonal a reconstrução da calçada da 3a avenida do lado oposto ao trecho da igreja Sara Nossa Terra, Silco Double e Setor de Oficinas. Está sendo feito ali um novo estacionamento, ladeando o Inmet e a rua de acesso às novas 500, porém sem calçada. Como o asfalto ficou muito próximo da cerca do Inmet, suponho que a calçada não será refeita. Mais uma vez o GDF aposta no rodoviarismo, ou seja, o espaço e a facilidade para carros são imensos, enquanto o pedestre e o ciclista perdem acesso e espaço. Obrigado.

Resposta da Administração do Sudoeste/Octogonal (15/7/2021):

Prezado Senhor, Ao cumprimentá-lo cordialmente e em atendimento à solicitação encaminhada por Vossa Senhoria, informo que, conforme o Projeto em anexo, há a previsão de construção de calçamento na área indicada. No referido Projeto, parte integrante do Processo nº 00302-00000941/2020-18, destaco o seguinte texto: “Este projeto SIV 234/2020 consiste na criação de estacionamento e calçadas abordando acessibilidade através da implantação de rampas acessíveis e de travessias para pedestres na Região Administrativa que compreendem a Octogonal e Sudoeste, RA XXII. Com o notório aumento da frota e a grande circulação de pessoas e veículos diariamente na região, há uma crescente demanda por vagas de estacionamento. O projeto do Sistema viário da 2ª e 4ª Avenidas, foi desenvolvido com a intenção de atender todo o bloco das quadras QMSW 2 e 4, adequando às necessidades do setor.” Ante as informações apresentadas, solicito gentilmente encaminhar resposta quanto ao atendimento prestado pela Administração Regional por meio deste protocolo, bem como avaliar o atendimento prestado por esta Ouvidoria para que possamos constantemente melhorar nossos serviços. Esta Ouvidoria continua à disposição de Vossa Senhoria sempre que for necessário e para que, por meio de nossos canais de acesso http://www.ouv.df.gov.br, telefone 162 e inclusive de forma presencial se assim preferir, apresente novas demandas, sugestões, elogios, pedidos de informação e, inclusive, reclamações e denúncias. Atenciosamente, Administração Sudoeste / Octogonal – RA XXII

Calçadão compartilhado na parte central da W3 Sul (29/6/2021):

Gostaria de sugerir melhorias nas obras de revitalização da W3 Sul. Passei por lá recentemente de bicicleta e percebo o grande potencial do canteiro central como calçadão compartilhado (boulevard arborizado) entre pedestres e ciclistas.

Com as obras em andamento, o piso na parte central está em ótimas condições da 502/702 Sul até a altura da 513/713 Sul. No entanto, a ausência de rampas (piso não rebaixado) e o estreitamento nos trechos com estacionamento comprometem a acessibilidade.

Nas fotos anexas e no vídeo do pedal pela W3 Sul (https://youtu.be/NsycioSVk8w) pode-se ver a situação atual e o potencial para impulsionar a mobilidade ativa com a proposta de calçadão compartilhado.

No ano passado, ao pedalar pela avenida, registrei na ouvidoria (protocolo Su-175557/2020, em 8/9/2020) sugestão de calçadão compartilhado na W3 Sul. Reforço a solicitação. Com os devidos ajustes (rebaixamento da calçada e redesenho/redução das vagas de estacionamento para garantir calçada com largura mínima), é perfeitamente viável garantir caminho acessível e contínuo para pedestres e ciclistas na parte central da avenida.

Resposta da Seduh (8/7/2021):

Prezado Cidadão, Senhor Uira Felipe Lourenço, Em atenção a Manifestação nº Su – 154952/202, que sugere “…melhorias nas obras de revitalização da W3 Sul. Passei por lá recentemente de bicicleta e percebo o grande potencial do canteiro central como calçadão compartilhado (boulevard arborizado) entre pedestres e ciclistas. ..”, gostariamos de lembrar que esses espaços sofrerão novas qualificações e reestruturações com a implementação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) – http://semob.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2020/04/Apresenta%C3%A7%C3%A3o-AP-VLT-vers%C3%A3o-2.pdf., projeto de responsabilidade da SEMOB/DF. Ademais, colocamo-nos à disposição por meio do telefone 3214-4179 e 3214 – 4180 – Serviço de informação e atendimento da SEDUH. Registra-se que o interessado deve insistir na ligação vez que nossos canais estão congestionados por conta da Pandemia. Agradecemos a sua participação. A participação social é uma atitude cidadã, auxilia ações de governo, beneficia toda a sociedade civil. Atenciosamente, Equipe Ouvidoria SEDUH

SEDUH – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal em 2021-07-08T15:08:22

Calçada e semáforo na Vila Cultural (25/6/2021):

Requeiro a construção de calçada e semáforo de acesso da Vila Cultural (casas na 813 Sul contíguas ao parque vivencial da Asa Sul) ao parque Deck Sul, na beira do lago Paranoá. Os moradores da Vila não podem atravessar a L4, pela ausência de travessia regularizada. O semáforo pode ser instalado em frente da Vila Cultural ou mais adiante em frente da embaixada da China. Muito obrigado.

Resposta:

Prezado Cidadão, Em atenção manifestação protocolo So-152307/2021, que sugere “…construção de calçada e semáforo de acesso da Vila Cultural (casas na 813 Sul contíguas ao parque vivencial da Asa Sul) ao parque Deck Sul, na beira do lago Paranoá. Os moradores da Vila não podem atravessar a L4, pela ausência de travessia regularizada”, informamos que a sua sugestão já possui projeto de urbanismo paisagismo aprovado ( projeto PSG 035/2016 e MDE 035/2016). Adicionalmente, mais uma vez esclarecemos que todos os projetos e intervenções urbanas estão cadastradas na Plataforma GeoPortal, onde recomendamos que acesse e averigue as ações e projetos urbanos aprovados pela SEDUH. https://www.geoportal.seduh.df.gov.br/geoportal/, aba “lista de camadas e legendas “, icone “INTERVENÇÕES URBANÍSTICAS”. Projeto aprovado significa que o modelo urbanistico está pronto , fase subsequente e de responsabilidade da NOVACAP, que contrato e executora obra no local . Ademais, colocamo-nos à disposição para acompanhamento do processo por meio do telefone 3214-4179 e 3214 – 4180 – Serviço de informação e atendimento da SEDUH. Registra-se que o interessado deve insistir na ligação vez que nossos canais estão congestionados por conta da Pandemia. Agradecemos mais uma vez sua participação. A participação social é uma atitude cidadã, auxilia ações de governo, beneficia toda a sociedade civil. Atenciosamente, Equipe Ouvidoria SEDUH

SEDUH – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal em 2021-06-25T11:14:10

Infrações de motoristas – ciclofaixa na Asa Sul (24/6/2021):

Solicito providências dos órgãos de fiscalização de trânsito para coibir e autuar os motoristas que invadem o espaço dos ciclistas na quadra 512 Sul, próximo da W3. Na frente do supermercado Big Box há uma ciclofaixa que é invadida diariamente por motoristas que estacionam irregularmente. Apesar do grande número de vagas nas proximidades, alguns motoristas preferem estacionar sobre a ciclofaixa e, assim, põem em risco os ciclistas.

As fotos anexas mostram algumas das infrações no local.

Resposta do Detran (2/7/2021):

Prezado Manifestante, Segundo a COPOL METROPOLITANA – Coordenação Regional de Policiamento e Fiscalização de Trânsito Metropolitana – equipe do Detran esteve no local e autuou os veículos estacionados de forma irregular. Atenciosamente, Ouvidoria Detran-DF.

DETRAN – Departamento de Trânsito em 2021-07-02T16:50:47

Ruas peatonais no SIG (20/6/2021):

O GDF prepara a reforma do SIG, após ter aprovado a nova lei desta RA. Aproveito para sugerir um belo projeto de ruas exclusivamente peatonais na quadra 8 entre a Brisa Gráfica, o Museu da Imprensa e o Serviço Nacional da Indústria. As ruas ali são estreitas e com lotes compactos. Ideais, portanto, para uma zona turística e boemia, onde as pessoas andariam a pé entre cafés e bares. Estacionamentos podem ser criados no entorno. Seria ótimo o GDF aproveitar bem o excelente potencial do SIG. Muito obrigado.

Resposta da Administração do Sudoeste / Octogonal (1/7/2021):

Prezado Senhor Allan Araujo de Sousa, Ao cumprimentá-lo cordialmente, agradeço em nome de toda a equipe da Administração Regional a excelente sugestão apresentada. De fato, na condição de morador da região, também já havia visualizado a perspectiva de que fossem criados no SIG espaços turísticos, onde as pessoas poderiam andar a pé entre cafés, bares e restaurantes, conforme sugerido por Vossa Senhoria. Seria, de fato, um grande avanço urbanístico para o tão bem localizado Setor, porém, subaproveitado até então. Ante a excelente sugestão apresentada, aproveito a oportunidade para agradecer a proatividade de Vossa Senhoria, nos auxiliando na manutenção e preservação das áreas comuns de nossa Região Administrativa do Sudoeste e Octogonal. Desta forma, solicito gentilmente avaliar o atendimento prestado por esta Ouvidoria para que possamos constantemente melhorar nossos serviços. Esta Ouvidoria continua à disposição de Vossa Senhoria sempre que for necessário e para que, por meio de nossos canais de acesso http://www.ouv.df.gov.br, telefone 162 e inclusive de forma presencial se assim preferir, apresente novas demandas, sugestões, elogios, pedidos de informação e, inclusive, reclamações e denúncias. Atenciosamente,

Administração Sudoeste / Octogonal – RA XXII em 2021-07-01T17:53:10

Calçada na W2 (20/6/2021):

A reforma da W3 está ficando muito bonita, porém observei que a nova calçada da W2 ficou reduzida devido a escadas, rampas e demais obstáculos que as lojas e serviços das quadras 500 mantém para acesso dos clientes às suas instalações. Seria melhor que o GDF obtivesse desses empresários o compromisso de recuar essas estruturas para dentro da área das suas lojas, evitando o bloqueio ou diminuição da calçada. Muito obrigado

Resposta:

Prezado Cidadão, Em atenção a sua Manifestação, registrada no Sistema da Ouv/DF – Controle de Qualidade, protocolo So-147434/2021, no qual o cidadão sugere ” … que a nova calçada da W2 ficou reduzida devido a escadas, rampas e demais obstáculos que as lojas e serviços das quadras 500 mantém para acesso dos clientes às suas instalações. Seria melhor que o GDF obtivesse desses empresários o compromisso de recuar essas estruturas para dentro da área das suas lojas, evitando o bloqueio ou diminuição da calçada”, encaminhamos a demanda para Subsecretaria do Conjunto Urbanistico de Brasilia (SCOB/SEDUH), área responsável pela análise e estudos técnicos de viabilidade urbanística e territorial de Brasília. Nesse sentido, é importante ressaltar que diante dos critérios e parâmetros do processo de urbanismo previsto para área, a sua sugestão será objeto de estudos por parte dos técnicos desta Secretaria e de outros órgãos envolvidos, para futuras intervenções/ações urbanas na localidade mencionada. Ademais, colocamo-nos à disposição para obter outros esclarecimentos, bem como, ter acesso a tramitação do referido processo, por meio do telefone 3214-4179- 3214-4180 – Serviço de informação e atendimento da SEDUH. Agradecemos sua participação. A participação social é uma atitude cidadã, ajuda o Governo e beneficia toda a sociedade civil. Atenciosamente, Equipe Ouvidoria SEDUH SEDUH – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal em 2021-06-23T10:56:00

Travessia no Eixo Monumental – próximo ao Parque da Cidade (19/6/2021):

Escrevo para solicitar melhorias na travessia de pedestres no Eixo Monumental e na via S2, no acesso ao Parque da Cidade, próximo ao estacionamento 12.

A calçada está em bom estado – com piso tátil nas proximidades do ponto de ônibus –, mas a travessia é difícil pelos seguintes motivos: a) falta de semáforo para pedestres no Eixo Monumental; b) falta de faixa de pedestre na travessia no sentido setor hoteleiro sul; c) falta de faixa de pedestre na via S2, no acesso ao parque da cidade.

Na via S2, além da falta de faixa de pedestre, a alta velocidade dos motoristas que vêm do Eixo Monumental dificulta ainda mais a travessia de pedestres e ciclistas. Assim, sugiro a instalação de faixa elevada de travessia no local. Solicito providências das autoridades de trânsito para garantir segurança nas travessias indicadas.

O mapa* e as imagens anexas ilustram os problemas relatados.  

* O mapa com a indicação dos locais está acessível no link: https://www.google.com/maps/d/edit?mid=130sn-KoUdSPaFG2KZUlxDmyYrn1Pa_Bm&usp=sharing

Estudo sobre ciclovia da W4/W5 Norte (14/6/2021):

Elaborei trabalho sobre as condições da ciclovia da Asa Norte (W4/W5).

O material contém muitas fotos que ilustram os pontos críticos. Entre os principais problemas estão a falta de conexão dos trechos de ciclovia, falta de iluminação e infrações de motoristas contra pedestres e ciclistas.

Além das fotos, há links de vídeos, mapa virtual com os pontos críticos e propostas de melhoria.

Encaminho o trabalho em anexo para ciência e providências dos órgãos responsáveis pela mobilidade urbana e segurança no trânsito, incluindo Detran/DF, Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e Novacap.

Estudo disponível no link: https://drive.google.com/file/d/1M6T3sun4IzGO2wD5nZTxygpRZ-fMe7Yp/view?usp=sharing

Resposta da Semob (24/6/2021):

Prezado(a) manifestante, a Subsecretaria de Planejamento – SUPLAN agradece a colaboração por meio deste canal de ouvidoria e informa que a SEMOB está catalogando pontos com necessidades de manutenção na ciclovia, junto a isso irão preparar um material para encaminhar para Secretaria de Obras e Novacap, no intuito avaliar as possibilidades e recursos para atendimento à demanda. POR GENTILEZA, NÃO DEIXE DE AVALIAR O NOSSO ATENDIMENTO. Sua avaliação é muito importante para a melhoria de nossos serviços. Em caso de dúvidas consulte nossa “CARTA DE SERVIÇO” disponibilizada no nosso site: http://www.semob.df.gov.br.”

SEMOB – Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal em 2021-06-24T14:53:09

Bloqueio de Ciclovia (11/6/2021):

Gostaria de registrar as dificuldades no percurso de quem passa pela ciclovia da W4/W5 Norte. Na altura da 905 Norte, próximo ao posto de saúde (UBS 1 – Asa Norte) o caminho tem ficado totalmente bloqueado por motoristas que estacionam irregularmente. Nesse período de vacinação contra a gripe, o problema se agravou.

Peço providências dos órgãos de fiscalização. As fotos em anexo ilustram o problema.

Aproveito para pedir que seja demarcada ciclofaixa no local – com pintura e balizadores – de forma a garantir a continuidade do percurso dos ciclistas e coibir as infrações dos motoristas.

Resposta do Detran (28/6/2021):

Prezado Manifestante, A CGATE – Coordenadoria Geral de Atendimento ao Usuário – Informa que a demanda foi encaminhada à engenharia para verificar. Atenciosamente, Ouvidoria Detran-DF.

DETRAN – Departamento de Trânsito em 2021-06-28T21:49:57

Iluminação em Ciclovia (8/6/2021):

Gostaria de solicitar às autoridades providências para iluminar o caminho dos ciclistas na via W4/W5 (Asa Norte). A ciclovia no canteiro central tem movimento intenso de pedestres e ciclistas, mas fica bastante escura à noite.

Essa situação compromete bastante a segurança de quem passa pelo local, tanto pelo risco de queda e colisão com outros ciclistas, quanto pelo risco de assalto. Muitos ciclistas acabam passando pela pista, junto com os motoristas, para evitar a ciclovia escura.

As duas imagens da ciclovia (em anexo) revelam a escuridão no trajeto.

Espero que sejam tomadas as devidas providências para garantir iluminação e aumentar a segurança na ciclovia.

Resposta da CEB (9/6/2021):

Prezada(o) Cidadã(o), Acusamos o recebimento da solicitação, e em razão da indisponibilidade de recursos nesse momento para o atendimento do pleito, esse será inserido em nosso planejamento e será executado assim que houver viabilidade técnica e financeira. Nesse sentido, orientamos que procure a Administração Regional de sua localidade . Caso a Administração Regional tenha o interesse de realizar projetos com recursos próprios ou de emendas parlamentares (fonte 100) deverá abrir processo indicando a disponibilidade da verba em seu Quadro Detalhamento de Despesa – QDD e as seguintes informações: a) Endereço; b) Croqui da localidade; c) Extensão estimada da nova rede de iluminação pública; d) Informações se já existe infraestrutura de rede de distribuição e e) Informações quanto à impedimentos legais para obras no local (área particulares, áreas públicas com restrição de acesso, decisões judiciais, regularização fundiária, ambiental…). Assim a CEB IPES elaborará o orçamento/projeto e celebrará contrato específico com a respectiva Administração. Atenciosamente, Ouvidoria CEB IPES

CEB Iluminação Pública e Serviços – CEB-IPES em 2021-06-09T11:15:57

Continuidade da Zona 30 – Setor Hospitalar Sul (27/5/2021):

Embora a reforma do SHLS tenha ficado ótima, ela foi incompleta, pois restaram trechos não realizados, a exemplo daquele entre o edifício Osvaldo Cruz e o Hospital Santa Luzia, de um lado, e a enorme área da administração do cemitério do outro lado. As calçadas ali continuam precárias, os estacionamentos, desordenados no chão de barro. A mesma situação permaneceu no estacionamento em frente ao hospital Santa Lúcia, mais abaixo. Solicito, portanto, a continuidade do projeto “Zona 30” para tais áreas citadas do SHLS. Obrigado.

Resposta da Seduh (28/5/2021):

Prezado Cidadão, Senhor, Em atenção manifestação protocolo 128692/2021, que requer “…SHLS tenha ficado ótima, ela foi incompleta, pois restaram trechos não realizados, a exemplo daquele entre o edifício Osvaldo Cruz e o Hospital Santa Luzia, de um lado, e a enorme área da administração do cemitério do outro lado”, informamos anteriormente que a inciativa apontada pelo cidadão é alvo do projeto ajusta o parcelamento no entorno do lote do Cemitério Sul ao sistema viário implantado, assim como também adequá-lo ao novo projeto viário da Estrada do Setor Policial Miliar – ESPM. (DECRETO Nº 40.103, DE 13 DE SETEMBRO DE 2019). Adicionalmente, recomendamos NOVAMENTE (So-128708/2021) que todos os projetos e intervenções urbanas estão cadastradas na Plataforma GeoPortal, onde recomendamos que acesse e averigue as ações e projetos urbanos em andamento/execução. https://www.geoportal.seduh.df.gov.br/geoportal/, aba “lista de camadas e legendas “, icone “INTERVENÇÕES URBANÍSTICAS”. Ademais, colocamo-nos à disposição para acompanhamento do processo por meio do telefone 3214-4179 e 3214 – 4180 – Serviço de informação e atendimento da SEDUH. Registra-se que o interessado deve insistir na ligação vez que nossos canais estão congestionados por conta da Pandemia. Agradecemos mais uma vez sua participação. A participação social é uma atitude cidadã, auxilia ações de governo, beneficia toda a sociedade civil. Atenciosamente, Equipe Ouvidoria SEDUH

SEDUH – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal em 2021-05-28T13:45:13

Ciclovia – W4 ao Setor Policial (27/5/2021):

Solicito a continuidade da ciclovia da W4 até o Setor Policial (ESPM), pois ela acaba na 714 Sul, parece-me, antes do bloco de prédios de dois andares. Seria muito melhor levá-la até o DPF, atravessando o SHLS. Obrigado.

Resposta da Seduh (28/5/2021):

Prezado Cidadão, Senhor, Em atenção manifestação protocolo So-128708/2021, que requer “… aW4 até o Setor Policial (ESPM), pois ela acaba na 714 Sul, parece-me, antes do bloco de prédios de dois andares. Seria muito melhor levá-la até o DPF, atravessando o SHLS.”, informamos que a inciativa apontada pelo cidadão é alvo PROJETO DE REQUALIFICAÇÃO PARA O SCRS – VIAS W3 E W2 SUL SETOR COMERCIAL RESIDENCIAL SUL (Portaria nº 52, de 08 de Maio de 2020, DODF Nº 87 de 11 de Maio de 2020). Adicionalmente, recomendamos que todos os projetos e intervenções urbanas estão cadastradas na Plataforma GeoPortal, onde recomendamos que acesse e averigue as ações e projetos urbanos em andamento/execução. https://www.geoportal.seduh.df.gov.br/geoportal/, aba “lista de camadas e legendas “, icone “INTERVENÇÕES URBANÍSTICAS”. Ademais, colocamo-nos à disposição para acompanhamento do processo por meio do telefone 3214-4179 e 3214 – 4180 – Serviço de informação e atendimento da SEDUH. Registra-se que o interessado deve insistir na ligação vez que nossos canais estão congestionados por conta da Pandemia. Agradecemos mais uma vez sua participação. A participação social é uma atitude cidadã, auxilia ações de governo, beneficia toda a sociedade civil. Atenciosamente, Equipe Ouvidoria SEDUH

SEDUH – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal em 2021-05-28T13:40:25

Ciclovia no complexo viário (26/5/2021):

Em vista da matéria divulgada no programa “Bom Dia, DF”, de 24/05/2021, além das inúmeras queixas feitas por ciclistas que usam a ciclovia recém inaugurada no complexo Joaquim Roriz, ou Trevo de Triagem Norte (TTN), solicito à Novacap a CONCLUSÃO e ADAPTAÇÃO da ciclovia existente na área. Permaneceram vários “pontos cegos”, impedindo a continuidade do acesso ciclístico, seja pela ausência de semáforo, seja pela ausência de própria ciclovia em si a exemplo do trecho que leva ao Lago Norte. Obrigado. 

Resposta do DER/DF (9/6/2021):

Informamos ao usuário que o projeto de sinalização para a ligação da ciclovia está sendo finalizado para posterior execução.

DER – Departamento de Estradas de Rodagem em 2021-06-09T16:24:35

VLT na W3 (25/5/2021):

Quis dizer a licitação para construir o VLT entre o aeroporto e o fim da W3 Norte. Não havia citado por ser demanda vinculada a outra na qual já tinha deixado claro que se tratava do VLT. Repito: gostaria de saber porque a licitação não foi feita e se há alguma previsão para iniciar o projeto? Obrigado.

Resposta da Semob (27/5/2021):

Prezado(a), A Subsecretaria de Infraestrutura e Planejamento informou que o Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI, para apresentação dos estudos de modelagem técnica, econômico-financeira e jurídica, e respectivas minutas de Edital e Contrato que subsidiarão futura licitação para contratação de parceria público-privada, do VLT, já ocorreu e feita as análise dos estudos e tendo ocorrido à audiência pública, os documentos foram submetidos ao Tribunal de Contas do Distrito Federal. Visto que ainda encontra-se em análise naquela Corte de Contas, não tem ainda data prevista para lançamento do Edital de Licitação. Pedimos desculpas pelo transtorno e solicitamos, por gentileza, que, no caso de reincidência da irregularidade, que V.Sa realize uma nova reclamação junto a esta ouvidoria, informando o número da(s) manifestação(ões) já registradas ou outra informação que nos ajude a localizar essa(s) manifestação(ões) já encerrada(s). POR GENTILEZA, NÃO DEIXE DE AVALIAR O NOSSO ATENDIMENTO. Sua avaliação é muito importante para a melhoria de nossos serviços. Em caso de dúvidas consulte nossa “CARTA DE SERVIÇO” disponibilizada no nosso site: http://www.semob.df.gov.br.” Atenciosamente,

SEMOB – Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal em 2021-05-27T11:52:08

Reforma da avenida Hélio Prates (19/5/2021):

Solicito à SEDUH projeto para reformar a av. Hélio Prates no molde do que é realizado na via W3, sobretudo, com plantio de árvores de grande porte e fim de resolver a aridez local, tornando a avenida mais agradável ao pedestre. Obrigado.

Resposta da Seduh (19/5/2021):

Prezado Cidadão, Senhor, Em atenção a sua demanda, registrada no Sistema de Ouvidoria do GDF, protocolo So-120850/2021, que solicita projeto para reformar a av. Hélio Prates no molde do que é realizado na via W3, sobretudo, com plantio de árvores de grande porte e fim de resolver a aridez local, tornando a avenida mais agradável ao pedestre. “, informamos que sua demanda foi encaminhada para Subsecretaria de Desenvolvimento das Cidades (SUDEC) desta Secretaria, área responsável pela gestão urbana e territorial de Taguatinga. Ressalta-se que diante dos critérios tomabamento de Brasília e dos parâmetros do processo de urbanismo, a sugestão/solicitação poderá ser objeto de estudos por parte dos técnicos desta Secretaria, e de outros órgãos envolvidos (Secretaria de Mobilidade), para concretização de futuras intervenções/ações das politicas urbanas previstas para o local. Ademais, colocamo-nos à disposição para maiores esclarecimentos, por meio do telefones 3214-4180 e 3214- 4179 – Serviço de informação e atendimento da Seduh. Por fim, agradecemos sua participação. A participação social é uma atitude cidadã, auxilia ações de governo, beneficia toda a sociedade civil. Atenciosamente, Equipe Ouvidoria Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF

SEDUH – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal em 2021-05-20T15:41:31

Travessia de Alto Risco – Eixinho (10/5/2021):

Ao longo do Eixinho Norte o risco de travessia aos domingos é bem alto. O movimento no Eixão do Lazer tem aumentado e muitas pessoas – inclusive crianças, idosos e pessoas com bebê no colo – precisam atravessar correndo.

Vale lembrar que as passagens subterrâneas estão em péssimo estado de conservação – sujas e inseguras – e a distância entre as passagens não é atrativa para os pedestres. 

As fotos abaixo mostram o risco em diferentes pontos do Eixinho Norte (Eixo W). Dois vídeos também revelam o problema:

Peço atenção das autoridades para o alto risco para pedestres e ciclistas. É preciso adotar medidas para aumentar a segurança no trânsito, como redutores de velocidade e pontos seguros de travessia (de preferência por cima, com faixas de pedestre e semáforos) e, assim, evitar atropelamentos.

FOTOS

Ciclovia na S3 (5/5/2021):

Solicito a ampliação da ciclovia que passa pela S3 Oeste, entre o Hospital de Base e o SCS, continuando-a até a L2 sul, por debaixo do Eixão e Eixinhos. Na situação atual, a ciclovia simplesmente acaba antes de passar sob o Eixo W sul (eixinho). Teria de haver o uso de ao menos uma faixa do trânsito dos automóveis para fazer essa continuidade pela S3 leste. Obrigado.

Resposta da Seduh (5/5/2021):

Prezado Cidadão, Senhor, Em atenção manifestação protocolo So-109181/2021, que requer “… ampliação da ciclovia que passa pela S3 Oeste, entre o Hospital de Base e o SCS, continuando-a até a L2 sul, por debaixo do Eixão e Eixinhos. Na situação atual, a ciclovia simplesmente acaba antes de passar sob o Eixo W sul (eixinho) “, informamos que a inciativa apontada pelo cidadão é alvo de projeto de paisagismo e rota acessível no eixo monumental entre a rodoviária do plano piloto e a esplanada dos ministérios ( PORTARIA Nº 30, DE 23 DE MARÇO DE 2020). Adicionalmente, esclarecemos que todos os projetos e intervenções urbanas estão cadastradas na Plataforma GeoPortal, onde recomendamos que acesse e averigue as ações e projetos urbanos em andamento/execução. https://www.geoportal.seduh.df.gov.br/geoportal/, aba “lista de camadas e legendas “, icone “INTERVENÇÕES URBANÍSTICAS”. Ademais, colocamo-nos à disposição para acompanhamento do processo por meio do telefone 3214-4179 e 3214 – 4180 – Serviço de informação e atendimento da SEDUH. Registra-se que o interessado deve insistir na ligação vez que nossos canais estão congestionados por conta da Pandemia. Agradecemos mais uma vez sua participação. A participação social é uma atitude cidadã, auxilia ações de governo, beneficia toda a sociedade civil. Atenciosamente, Equipe Ouvidoria SEDUH

SEDUH – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal em 2021-05-05T16:27:45

Plantio de árvores – sombreamento (5/5/2021):

Solicito o plantio de árvores de grande porte ao longo da calçada da N1 no exato trecho entre a Rodoviária do Plano e o 1º prédio do Ministério da Economia junto à L2. A área é totalmente descoberta, tornando hostil o caminho dos pedestres que precisam atravessar o trecho citado. Há algumas mudas plantadas na Praça da Cidadania, no estacionamento do Teatro Nacional, porém são poucas e não vão proteger/sombrear a calçada no futuro. Obrigado.

Resposta da Novacap (24/5/2021):

Prezado Senhor Allan, informamos que a sua sugestão encontra-se em tramitação no Departamento de Parques e Jardins – DPJ/NOVACAP através do Processo ANEXO SEI Nº 00112-00012609/2021-24. Demais informações referentes à demanda serão fornecidas posteriormente pelo campo RESPOSTA COMPLEMENTAR no sistema de Ouvidoria. Agradecemos sua participação. Atenciosamente, Ouvidoria Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil – NOVACAP.

NOVACAP – Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil em 2021-05-24T22:32:54

Incentivo aos ciclistas nos postos de vacinação (27/4/2021):

Escrevo para fazer sugestão sobre a vacinação contra Covid nos locais ‘drive-thru’. A mobilidade ativa está em alta por ser saudável e evitar o risco de contágio no transporte coletivo. Várias cidades pelo mundo têm ampliado e melhorado a infraestrutura para os ciclistas, a exemplo de Bogotá, Lisboa, Nova York e Paris (links de notícias abaixo)1.

Vale lembrar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a utilização da bicicleta durante a pandemia2. Outro dado relevante é a alta nas vendas de bicicletas e acessórios: em 2020, houve aumento de 50% na venda de bicicletas3.

Nesse período de vacinação têm-se observado filas de carros nos locais ‘drive-thru’. Na 6ª-feira (23/4) a fila dava voltas no Parque da Cidade e notei um ciclista na fila, que precisou esperar no final da fila. O Sr. Dimas, de 67 anos, foi de bicicleta se vacinar e sugeriu uma fila exclusiva para os ciclistas, de forma a dar preferência e incentivar que mais pessoas pedalem até o local de vacinação. O vídeo tem o relato dele com a sugestão ao final: https://youtu.be/y7dTYFl9aZ8

Ciclista na fila da vacina, no ‘drive-thru’ do Parque da Cidade.

Por meio desta solicitação gostaria de reforçar a sugestão de fila preferencial para ciclistas. O governo poderia informar a preferência nas notícias veiculadas e oferecer brindes como incentivo adicional (por exemplo, colete refletivo e boné).

No Lago Sul, na 2ª-feira (26/4), observou-se grande fila de carros, que ocuparam o acostamento (ciclofaixa). Sugiro às autoridades garantir a livre circulação dos ciclistas em segurança, pela ciclofaixa. A fila dos motoristas não deveria invadir o espaço dos ciclistas e deveria ser formada numa das faixas destinadas ao fluxo motorizado.

Fila de carros sobre a ciclofaixa, no Lago Sul.

1 https://brasil.elpais.com/internacional/2021-03-30/bicicletas-a-nova-revolucao-francesa.html?outputType=amp

https://www.mobilize.org.br/noticias/12305/prefeitura-de-lisboa-da-500-euros-na-compra-da-bike-e-cria-novas-ciclovias.html

https://mobilidade.estadao.com.br/mobilidade-para-que/mobilidade-ativa-ganha-mais-atencao-com-a-pandemia/

2 https://globoplay.globo.com/v/8569140/

3 https://globoplay.globo.com/v/9397220/

Solicitações sobre calçadas (23/4/2021):

– W3/709 Norte

Solicito providências dos órgãos responsáveis pela manutenção das calçadas. Na Asa Norte, há muitos trechos destruídos de calçada, o que dificulta ou mesmo impede a passagem de pedestres, especialmente os que têm alguma deficiência.

Na W3 Norte, altura da 709N, a calçada possui há muito tempo crateras avantajadas. Seguem fotos em anexo.

– 103 Norte

Gostaria de reforçar o pedido de providências aos órgãos responsáveis. Há cerca de um mês registrei solicitação sobre a calçada destruída na quadra 103 Norte. No entanto, não foram tomadas as devidas providências e o caminho continua inacessível.

Segue foto do local em anexo.

– 707 Norte

Gostaria de reforçar o pedido de providências aos órgãos responsáveis. Há cerca de um mês registrei solicitação sobre a calçada destruída na quadra 707 Norte, em frente ao UniCEUB. Não foram tomadas as devidas providências e o caminho continua inacessível. Em razão da falta de manutenção, as crateras aumentam.

Seguem fotos do local em anexo.

– Incentivos à Mobilidade Ativa (4/4/2021):

Nesse período de pandemia, muitas cidades pelo mundo incentivam a mobilidade ativa como forma de garantir deslocamentos seguros, ao ar livre, e evitar aglomeração no transporte coletivo. No país a venda de bicicletas aumentou bastante durante a pandemia (alta de 50% em 2020). Ao final do texto deixo alguns links de notícias sobre incentivos à mobilidade ativa e a venda aquecida no mercado de bicicletas.

Em tempo de pandemia, ampliação de calçadas, criação de ciclofaixas (temporárias e definitivas), redução do limite de velocidade e redesenho de ruas têm sido algumas das medidas adotadas por cidades para impulsionar a mobilidade ativa e aumentar a segurança no trânsito. O Guia Global de Desenho de Ruas (NACTO, 2018) é uma boa referência e possui diversos exemplos de como se pode redistribuir o espaço viário e priorizar os modos ativos e coletivos de transporte.  

Considerando a valorização de atividades ao ar livre (mais seguros do que ambientes confinados), o aumento expressivo na venda de bicicletas e a alta no preço dos combustíveis, sugiro às autoridades de trânsito e aos gestores públicos que lidam com mobilidade e planejamento urbano melhorias voltadas aos pedestres e ciclistas, tais como: moderação de tráfego, construção e alargamento de calçadas, sinalização de ciclofaixas para conectar os caminhos dos ciclistas e conversão de pistas e estacionamentos em praças e locais para a mobilidade ativa.

As pistas e os estacionamentos com menos carros, em razão da pandemia e do lockdown decretado no DF, são uma oportunidade de investir num sistema de mobilidade saudável e não poluente. O texto recente aborda esse tema: 

https://brasiliaparapessoas.wordpress.com/2021/03/21/pistas-vazias-e-rumos-para-a-mobilidade/

Pistas vazias e rumos para a mobilidade 21 DE MARÇO DE 2021

As imagens abaixo, na Asa Norte, exemplificam um local propício para melhorias na infraestrutura voltada para pedestres e ciclistas. O espaço vazio, sem carros, pode ser redistribuído, com garantia de caminho seguro e contínuo para a mobilidade ativa.

Asa Norte, em frente ao UniCEUB: antes (acima) e durante a pandemia (abaixo).

Em julho de 2020 foi protocolada sugestão de ciclofaixas em diferentes locais de Brasília, conforme publicado no blog Brasília para Pessoas (https://brasiliaparapessoas.wordpress.com/projetos-gdf/ciclofaixas-conexao-dos-caminhos/). As imagens abaixo mostram dois locais que teriam ganhos significativos com a simples delimitação de ciclofaixa na via, no espaço em que a proibição de estacionamento está regulamentada, mas é desrespeitada.

SIG, próximo à Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Via S2, que passa pelos prédios anexos da Esplanada dos Ministérios.

Assim, reitero a solicitação de ciclofaixas, protocolada anteriormente, e destaco que tais medidas favorecem não só a segurança no trânsito e a mobilidade urbana, como também o comércio e o turismo. Há vários exemplos práticos de como as melhorias no ambiente urbano têm impactos positivos em vários setores.

– Notícias sobre ações de incentivo à mobilidade ativa:

https://www.mobilize.org.br/noticias/12327/pandemia-traz-boom-da-bicicleta-em-cidades-americanas-improvaveis.html

Pandemia traz ‘boom’ da bicicleta em cidades americanas improváveis

Los Angeles e Houston (EUA) nunca foram “capitais” do ciclismo. Mas, com a chegada da Covid-19, as duas cidades e várias outras vivem aumento no número de bikes nas ruas

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/09/19/paixao-pela-bicicleta-aumenta-na-pandemia-e-governo-frances-destina-200-milhoes-para-ciclismo-urbano.ghtml

Paixão pela bicicleta aumenta na pandemia e governo francês destina 200 milhões para ciclismo urbano

https://www.mobilize.org.br/noticias/12305/prefeitura-de-lisboa-da-500-euros-na-compra-da-bike-e-cria-novas-ciclovias.html

Prefeitura de Lisboa dá 500 euros na compra da bike e cria novas ciclovias

Para incentivar viagens sustentáveis, capital portuguesa reembolsará ciclistas e transformará faixas e vagas de carro em ciclovia. Programa investirá 3 milhões de euros

– Notícias sobre o aumento na venda de bicicletas:

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/03/28/capital-paulista-tem-aumento-de-66percent-nas-vendas-de-bicicletas-em-2020-diz-associacao.ghtml

Capital paulista tem aumento de 66% nas vendas de bicicletas em 2020, diz associação

https://globoplay.globo.com/v/9397220

Vendas de bicicletas crescem em todo o país

Resposta – Secretaria de Mobilidade (13/4/2021):

Prezado, agradecemos sua colaboração por meio deste canal de ouvidoria, e informamos que o planejamento da malha cicloviária do Distrito Federal compete a esta Secretaria por meio da articulação com outros órgãos que realizam e/ou executam projetos de infraestrutura viária, conexões e diagnósticos da malha cicloviária. Informamos que algumas manifestações serão incorporadas ao mapa do planejamento cicloviário, algumas propostas estão em desenvolvimento e outras foram até mesmo desenvolvidas. Informamos ainda que já existem projetos prontos e aprovados, elaborados pela SEDUH, em resposta a demandas anteriores, aguardando recursos para serem licitados, a exemplo do CEUB. Na Rodoviária do Plano Piloto, existe proposta para construção de calçada compartilhada, no lado norte, fazendo a transposição Leste/Oeste. Considerando a região central, a Semob solicitou projeto para travessia Norte/Sul pelo canteiro central da W3 e outro projeto elaborado vai do TTN para o Setor Médico Hospitalar Norte, fazendo conexão até o Setor de Terminal Norte e EPIA, passando pelo Noroeste, todos aguardando recursos para implantação. Por gentileza, não deixe de avaliar o nosso atendimento. Sua avaliação é muito importante para a melhoria de nossos serviços. Em caso de dúvidas consulte nossa “CARTA DE SERVIÇO” disponibilizada no nosso site: http://www.semob.df.gov.br . Atenciosamente,

SEMOB – Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal em 2021-04-13T19:51:32

Resposta – Detran (5/4/2021):

Prezado Manifestante, Conforme “Carta de Serviço” (http://www.detran.df.gov.br/solicitacao-de-sinalizacao-de-transito/ ), informo que a solicitação de Vossa Senhora tem procedimento próprio, qual seja, apresentação de requerimento junto ao protocolo deste Departamento. Além de relatar o problema no formulário, poderá apresentar sugestão de onde as sinalizações deveriam ser implementadas por meio de Croqui (esboço simples). A entrega da documentação poderá ser realizada: ð Por sistema de “Drive thru” (necessário estar em um veículo) de 2ª à 6ª feira, das 8h às 18h, somente na unidade do DETRAN no SHOPPING POPULAR (Endereço: Parque Ferroviário de Brasília, CEP 70.631-970). O “Drive thru” está funcionando no estacionamento subterrâneo do Shopping Popular. ð Por agendamento junto ao site do DETRAN ( https://portal.maestro.detran.df.gov.br/agendamento/#/index ) ð Pelos Correios para o endereço, DETRAN Sede: SAM Lote A Bl. B Ed. Sede do DETRAN/DF, CEP 70.620-000. O formulário está disponível no site do Detran http://www.detran.df.gov.br menu: “serviços”, sub menu: “Informações”, sub menu: “requerimentos”, nome do formulário: “Requerimento Geral”. Atenciosamente, Ouvidoria DETRAN-DF

DETRAN – Departamento de Trânsito em 2021-04-05T09:04:38

Eixão Norte: alto risco para pedestres e ciclistas (30/3/2021):

Gostaria de registrar o alto risco para pedestres e ciclistas no final do Eixão Norte, próximo à ponte do Bragueto e ao Setor Hospitalar. Todo dia muitas pessoas se arriscam ao atravessar o Eixão entre os carros em alta velocidade.

O local não possui ponto de travessia, apesar da grande obra do Trevo de Triagem Norte (TTN), concluída recentemente. Vale destacar que a passagem subterrânea na altura da 115 Norte está a mais de 500 metros de distância (o percurso até a passagem e o retorno resultaria em distância superior a 1 km). Além de estar longe, as condições da passagem são péssimas: suja, escura e insegura. Em fevereiro deste ano foi noticiado um crime ocorrido nessa passagem subterrânea, em plena luz do dia:

https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2021/02/10/homem-e-preso-suspeito-de-roubar-e-estuprar-mulher-em-passarela-subterranea-da-asa-norte-em-brasilia.ghtml

Homem é preso suspeito de roubar e estuprar mulher em passarela subterrânea da Asa Norte, em Brasília

Diante do relato e das imagens, solicito providências urgentes das autoridades de trânsito. Sugiro redução da velocidade e instalação de pontos de travessia na região da ponte do Bragueto para viabilizar a passagem de pedestres e ciclistas.

As fotos abaixo revelam o alto risco. O vídeo com imagens recentes reforça a necessidade de garantir travessia segura: https://youtu.be/sV_3iD01EFQ   

FOTOS

Resposta do DER – (8/4/2021):

A SUOBRA encaminhou à SUTRAN a presente demanda pontuando que “Sugerimos encaminhar a presente demanda à SUTRAN, por se tratar de solicitação de redução da velocidade e instalação de pontos de travessia na região da ponte do Bragueto para viabilizar a passagem de pedestres e ciclistas”. Trata-se, na realidade, travessia de pedestres no final do Eixão Rodoviário Norte. Este, no entanto, é um problema recorrente que ocorre não só naquele ponto como ao longo de todo o Eixão Rodoviário (Norte e Sul). Em 2007 do DER contratou um estudo técnico denominado “Estudo de Segurança de Pedestres no Eixo Rodoviário” que resultou ao final na descrição de ações prioritárias do qual destacamos e transcrevemos a seguir: – Construção de Novas Passagens Subterrâneas na Asa Norte de Acordo com a Concepção do DER As Novas passagens deverão ser construídas na Asa Norte, cada uma com localização prevista entre duas passagens consecutivas existentes. No entanto, não deverão ser consideradas as diretrizes e os padrões do Metrô. Projetos novos serão realizados, com uma estrutura mais simples do que as passagens do Metrô. Assim, o problema da grande distância a ser percorrida pelo pedestre será resolvido. Os custos de tais passagens são muito menores que os das passagens das estações do Metrô e sua geometria poderá contemplar segurança e conforto ao usuário, fugindo do desenho das passagens subterrâneas existentes. Sendo um projeto novo e independente do Metrô, a passagem poderá ter a menor profundidade possível, gerando comprimentos de rampas de acesso em torno de 35 metros. Decidindo-se expandir a linha do Metrô até a Asa Norte, o projeto das futuras estações poderá condicionar-se à existência dessas passagens, gerando uma solução diferente da adotada para as estações da Asa Sul. Foram proposta a construção de novas passagens nas entrequadras:102/103; 104/105; 106/107; 108/109; 110/1 11; 112/113; 114/115; 116. – Restauro e Requalificação das Passagens Subterrâneas Existentes que propõe inclusive que os acessos em “L” das passagens subterrâneas existentes sejam retificados (quando possível). Vê-se que este estudo já previa-se a construção de uma passagem subterrânea para pedestres neste ponto apontado pelo manifestante. Entendemos portanto que a demanda é pertinente e que o atendimento da mesma deverá ser submetida às instancias superiores haja vista tratar-se de uma ação de governo que envolve planejamento, orçamento e recursos, além de uma atualização do estudo de 2007.

DER – Departamento de Estradas de Rodagem em 2021-04-08T10:11:46

Requalificação de calçadas e complementação de ciclovia – W4 Norte (26/3/2021):

Na frente do centro universitário UniCEUB, a ciclovia da W4 Norte termina e os ciclistas ficam sem opção de caminho seguro. Pedestres também enfrentam dificuldades em razão das calçadas em mau estado de conservação e sem rampas.

Nesse período de pandemia, sem aulas presenciais e com movimento reduzido, o espaço fica vazio e facilita o serviço necessário de conexão dos trechos de ciclovia na região. As fotos abaixo ilustram o problema, a situação atual (sem carros) e antes da pandemia.

Destaco que, em resposta à solicitação de informações feita à Secretaria de Mobilidade (1/4/2019), em que foram anexadas fotos dos problemas que pedestres e ciclistas enfrentavam na região, foi enviado o “projeto funcional cicloviário do trecho do Setor Militar Urbano e Asa Norte”.

Sugiro, então: a) complementação da ciclovia na altura na 708 Norte, em frente ao UniCEUB, de forma a deixar contínuo e seguro o caminho dos ciclistas; b) requalificação das calçadas e construção de rampas, com o objetivo de garantir acessibilidade.

E deixo a seguinte pergunta: há previsão de os referidos projetos de ciclovia – no Setor Militar Urbano e na Asa Norte – serem executados?

FOTOS

Interrogações pintadas nos locais em que a ciclovia acaba, na frente do UniCEUB.

Situação atual em frente ao UniCEUB: sem carros.

Situação ‘normal’, antes da pandemia: espaço quase todo ocupado pelos carros.

Resposta da Administração Regional (15/4/2021):

Prezado Cidadão, Informamos que foi realizado vistoria “in loco” no dia 09/04/2021, e o problema relatado foi identificado, logo, seu pleito já está cadastrado nesta Administração Regional /RA-PP . Ressaltamos que trata-se de um trabalho complexo que demandará uma análise maior correlata com outros órgãos, como por exemplo o Departamento de Trânsito do Distrito Federal – DETRAN/DF, tendo em vista que soluções para sanar o problema, possivelmente, implicarão em interferências no sistema viário. Agradecemos a sua participação no Sistema de Ouvidoria do DF. Atenciosamente, Ouvidoria Administração Regional do Plano Piloto.

Administração Plano Piloto – RA I em 2021-04-15T14:40:50

Reforma de calçadas na Asa Norte (26/3/2021):

103/104 Norte:

Escrevo para relatar problemas no caminho dos pedestres. Na Asa Norte muitas quadras estão com calçada em condições ruins.

Na quadra comercial da 103/104 Norte há uma cratera que está ficando cada vez maior e impede a passagem de pessoas com deficiência. Solicito providências dos órgãos competentes. Segue foto em anexo.

Resposta da Administração Regional (9/4/2021):

Prezado Cidadão, Informamos que foi realizada diligência “in loco” no dia 31/03/2021 nas calçadas na CLN 103/104 pela equipe da Diretoria de Obras (DIROB). Esclarecemos que o relatório de vistoria da calçada foi inserido no processo SEI 00112-00026155/2019-54 da NOVACAP, que trata de execução de serviços de manutenção de calçadas (demolição, recuperação e execução) com acessibilidade em diversos locais do Distrito Federal, para que sejam realizadas as devidas manutenções necessárias. Informamos, ainda, que a DIROB incluirá o pedido no cronograma de recuperação de passeios, visando atendimento do pleito junto à Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil – NOVACAP, assim que o processo licitatório em questão for concluído. Atenciosamente, Ouvidoria Administração Regional do Plano Piloto Administração Plano Piloto – RA I em 2021-04-09T18:58:52

708 Norte:

Escrevo para relatar problemas no caminho dos pedestres. Na Asa Norte muitas quadras estão com calçada em condições ruins.

Na quadra 708 Norte, próximo ao cento universitário UniCEUB, a calçada está se deteriorando e já apresenta diversas falhas que comprometem a acessibilidade. Solicito providências dos órgãos competentes. Seguem duas fotos em anexo.

Resposta da Administração Regional (6/4/2021):

Prezado Cidadão, Informamos que foi realizada diligência “in loco” no dia 30/03/2021 nas calçadas da SHCGN 707 ( local correto) pela equipe da Diretoria de Obras (DIROB). Esclarecemos que o relatório de vistoria da calçada foi inserido no processo SEI 00112-00026155/2019-54 da NOVACAP, que trata de execução de serviços de manutenção de calçadas (demolição, recuperação e execução) com acessibilidade em diversos locais do Distrito Federal, para que sejam realizadas as devidas manutenções necessárias. Informamos, ainda, que a DIROB incluirá o pedido no cronograma de recuperação de passeios, visando atendimento do pleito junto à Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil – NOVACAP, assim que o processo licitatório em questão for concluído. Atenciosamente, Ouvidoria Administração Regional do Plano Piloto

Administração Plano Piloto – RA I em 2021-04-06T12:49:09

– Pedido de Informações – Redução da Velocidade (23/3/2021):

Ao DER/DF:

a) Existe algum estudo ou proposta no Eixão e nos Eixinhos que contemple a redução do limite de velocidade e a instalação de semáforos com o objetivo de aumentar a segurança no trânsito? Há alguma previsão de redução da velocidade nas demais vias administradas pelo DER/DF?

b) Há algum projeto de ciclovia ao longo do Eixão ou do Eixinho previsto para ser executado no atual governo? Os trechos de ciclovia inaugurados no final da Asa Norte (Trevo de Triagem Norte) terminam no canteiro dos Eixinhos W e L. Há alguma proposta de interligação no caminho dos ciclistas?

Ao Detran/DF:

Considerando os efeitos benéficos da redução da velocidade, incluindo a redução de mortes e lesões graves em caso de atropelamentos e colisões, gostaria de saber se o Departamento de Trânsito do DF possui algum estudo sobre o tema e se existe a previsão de reduzir os limites de velocidade em vias do Distrito Federal.  

Resposta do DER/DF (26/3/2021):

Prezado Cidadão,

      A Superintendência de Trânsito informa que referente ao primeiro item, não há nenhum estudo ou proposta que trate da semaforização e/ou redução de velocidade do Eixão Rodoviário.

        Quanto ao segundo item, informa que compete à Secretaria de Mobilidade o planejamento da malha cicloviária do Distrito Federal.

        Informa ainda que este local está inserido, conforme informado pela Superintendência de Obras, em área tombada pelo Patrimônio Mundial da Unesco e IPHAN, e que este Departamento fica impedido de realizar intervenções que altera a estrutura dos locais conforme indicado.

Atenciosamente,

Ouvidoria

DER-DF

Resposta do DETRAN/DF (29/3/2021):

Prezado Cidadão,

Informo a Vossa Senhoria que, dentre outras ações do planejamento da Diretoria de Engenharia de Trânsito deste Departamento, está previstos estudos para redução de velocidades nas vias urbanas do Distrito Federal.

Esclareço que não há prazo definido para aplicação.

Atenciosamente,

Ouvidoria

DETRAN-DF

– Construção de ciclovia no início da Asa Norte (13/3/2021):

Na semana passada, caminhões e tratores do GDF estavam no início da Asa Norte (W4) para realizar obras. A demarcação com estacas indicava que finalmente o trecho curto sem ciclovia, de alto risco para pedestres e ciclistas, seria solucionado.

Ao passar no dia 12/3 pelo local, notei que não havia mais máquinas e tampouco havia a necessária interligação da ciclovia. Desde a construção da ciclovia na W4 Norte existe esse ponto altamente inseguro, em que pedestres e ciclistas precisam dividir o espaço estreito na pista. Alguns motoristas passam em alta velocidade, o que torna o trajeto ainda mais perigoso.

Só foi pavimentado um trecho curto, que ficou sem sinalização nos cruzamentos (placas e pintura), e o trecho mais crítico, que margeia o Colégio Militar de Brasília, continua do mesmo jeito. Abaixo, incluí fotos do local para evidenciar o problema.

Solicito providências urgentes do GDF para garantir caminho seguro para pedestres e ciclistas, com a construção de ciclovia no trecho crítico, sinalização dos cruzamentos (preferencialmente com pintura vermelha) e redução do limite de velocidade.

FOTOS

Resposta – ciclovia na W4 Norte (18/3/2021):

Prezado, a Subsecretaria de Infraestrutura e Planejamento – SEMOB informa que não existe projeto e nem previsão para a construção do trecho cicloviário supracitado, informamos que de acordo com PMI do VLT, que quando implantado, existe previsão de construção de ciclovias e calçadas para conexão ao modal de transporte. POR GENTILEZA, NÃO DEIXE DE AVALIAR O NOSSO ATENDIMENTO. Sua avaliação é muito importante para a melhoria de nossos serviços. Em caso de dúvidas consulte nossa “CARTA DE SERVIÇO” disponibilizada no nosso site: http://www.semob.df.gov.br . Atenciosamente, Vanes

SEMOB – Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal em 2021-03-18T18:11:41

– Sugestão de revitalização na W3 Norte (11/3/2021):

As condições na W3 Norte são bastantes precárias para pedestres e ciclistas. As calçadas deterioradas – muitas vezes sem rampas e com carros estacionados – dificultam bastante o percurso. Para os ciclistas não existe caminho seguro e o jeito é dividir a pista com motoristas em alta velocidade ou seguir pela calçada.

Para os usuários de ônibus as condições são igualmente precárias. Os pontos de ônibus superlotados, a falta de informações sobre linhas e horários e o piso deteriorado em volta dos pontos ilustram bem o estado de abandono. Nos dias de chuva fica ainda pior, pois as crateras nas calçadas se enchem de lama e há o risco de ser banhado pela água jogada por carros e ônibus em circulação.

As fotos abaixo ilustram o desconforto e a insegurança para quem passa sem carro pela W3 Norte. Diante dos problemas relatados e das imagens, solicito providências para garantir acessibilidade e segurança no trânsito. Sugiro que o GDF revitalize a W3 Norte, com melhorias para pedestres e ciclistas.

FOTOS

Resposta – revitalização na W3 Norte (18/3/2021):

Prezado Cidadão , Informamos que a demanda foi inserida no cronograma de trabalho da Gerência de Manutenção e Conservação (GEMAC), já que se trata de um projeto complexo. Agradecemos a participação no Sistema de Ouvidoria do Distrito Federal Atenciosamente, Ouvidoria Administração Regional do Plano Piloto.

Administração Plano Piloto – RA I em 2021-03-18T17:41:19

Travessia segura no final da Asa Norte – 116N (3/3/2021):

No final da Asa Norte, na altura da quadra 116N, pedestres e ciclistas se arriscam na travessia. O fluxo intenso e veloz dos motoristas e as condições inadequadas para quem se desloca a pé e de bicicleta (ausência de faixa de travessia e de semáforo) aumentam o risco de atropelamento. O local fica próximo ao Setor Hospitalar e possui movimento significativo de pessoas que precisam atravessar.

As fotos abaixo revelam o problema. Pedestres e ciclistas esperam uma brecha entre os carros e atravessam correndo. O vídeo disponível no youtube (https://youtu.be/fc2szEvMGQI) tem cenas do local. Sugiro providências dos órgãos de trânsito para garantir travessia segura. Semáforos, redutores de velocidade e faixas de travessia aumentariam muito o conforto e a segurança.

FOTOS

Resposta sobre a travessia na 116 Norte (10/3/2021):

Prezado Manifestante, Conforme “Carta de Serviço” (http://www.detran.df.gov.br/solicitacao-de-sinalizacao-de-transito/ ), informo que a solicitação de Vossa Senhora tem procedimento próprio, qual seja, apresentação de requerimento junto ao protocolo deste Departamento. Além de relatar o problema no formulário, poderá apresentar sugestão de onde as sinalizações deveriam ser implementadas por meio de Croqui (esboço simples). A entrega da documentação poderá ser realizada: ð Por sistema de “Drive thru” (necessário estar em um veículo) de 2ª à 6ª feira, das 8h às 18h, somente na unidade do DETRAN no SHOPPING POPULAR (Endereço: Parque Ferroviário de Brasília, CEP 70.631-970). O “Drive thru” está funcionando no estacionamento subterrâneo do Shopping Popular. ð Por agendamento junto ao site do DETRAN ( https://portal.maestro.detran.df.gov.br/agendamento/#/index ) ð Pelos Correios para o endereço, DETRAN Sede: SAM Lote A Bl. B Ed. Sede do DETRAN/DF, CEP 70.620-000. O formulário está disponível no site do Detran http://www.detran.df.gov.br menu: “serviços”, sub menu: “Informações”, sub menu: “requerimentos”, nome do formulário: “Requerimento Geral”. Atenciosamente, Ouvidoria DETRAN-DF

DETRAN – Departamento de Trânsito em 2021-03-10T10:55:30

Pedido de Informações – projetos no Eixão e nos Eixinhos (26/2/2021)

Ao longo do Eixão e dos Eixinhos observa-se a dificuldade de circulação e travessia de pedestres e ciclistas. A alta velocidade dos motoristas, o mau estado de conservação das passagens subterrâneas e a ausência/escassez de calçadas, rampas e ciclovias comprometem a segurança de pedestres e ciclistas. A travessia de pedestres por cima no Eixão, entre motoristas em alta velocidade, e os ciclistas na pista do Eixão e dos Eixinhos com motoristas em alta velocidade (a 60 km/h ou mais) indicam as condições inadequadas para a mobilidade ativa.

Considerando as condições atuais no Eixão e nos Eixinhos, gostaria de obter as seguintes informações:

a) Existe projeto para viabilizar a circulação de pedestres e ciclistas pelo Eixinho, no sentido norte-sul? Há calçadas ao longo dos Eixinhos, mas nas entrequadras (próximo às tesourinhas) a calçada não tem continuidade. Atualmente, os pedestres passam pelo gramado ou pela lateral da pista para passar de uma quadra a outra. Há algum projeto para interligar as calçadas das quadras contíguas nos Eixinhos e garantir continuidade no caminho na altura das tesourinhas?

b) Existe projeto de revitalização das passagens subterrâneas no Eixão? Em caso afirmativo, os detalhes do projeto e o respectivo cronograma estão disponíveis para consulta? O GDF prevê a execução de algum dos projetos avaliados em concurso nacional de arquitetura, cujo resultado foi anunciado em 2012? Existe alguma proposta de retificação dos acessos em ‘L’ nas passagens?

c) Há algum projeto de ciclovia ao longo do Eixão ou do Eixinho previsto para ser executado no atual governo? Os trechos de ciclovia inaugurados no final da Asa Norte (Trevo de Triagem Norte) terminam no canteiro dos Eixinhos W e L. Há alguma proposta de interligação no caminho dos ciclistas?

d) Em 2020 foi informada a participação da Secretaria de Mobilidade no programa ‘Urban Challenges in America Latina’, com elaboração de estudo na passagem subterrânea da 107/108 Norte. Houve também a realização do workshop online ‘Como garantir a segurança das mulheres nas passagens subterrâneas do Eixão?’, em 15/10/2020. Quais foram os encaminhamentos e as propostas resultantes do programa e do workshop realizado pela Secretaria? Existe alguma previsão de melhoria e intervenções (por exemplo, medidas de urbanismo tático) com o objetivo de promover acessibilidade e segurança para pedestres e ciclistas no entorno das passagens subterrâneas?

e) Existe algum estudo ou proposta no Eixão e nos Eixinhos que contemple a redução do limite de velocidade e a instalação de semáforos com o objetivo de aumentar a segurança no trânsito?   

Resposta – projetos no Eixão e nos Eixinhos (17/3/2021):

Esclarecemos que as respostas aos questionamentos A, B, C e D seguem nos documentos anexos.

 Entretanto ao questionamento “E (reproduzido abaixo)”, comunicamos, conforme também informado nos documentos anexos pela unidade competente, é de competência do DETRAN/DF. Desse modo, recomendamos que o senhor registre um novo pedido de informação endereção à citada entidade pública.

Anexo 1

Anexo 2 (clique para acessar a íntegra)

– Continuidade da ciclovia e ponto de travessia – EPTG/EPVP (22/2/2021)

Escrevo para relatar as dificuldades para pedestres e ciclistas no acesso à Águas Claras. Ao pedalar pela EPTG, de repente a ciclovia termina e resta a pedestres e ciclistas um caminho de barro (escorregadio nesse período de chuvas) que começa na EPTG e continua na EPVP. O caminho (trilha no gramado) está bem demarcado na lateral da pista. Não bastasse a falta de caminho pavimentado, falta ponto de travessia para acessar a ciclovia do outro lado da EPVP.

A falta ou escassez de iluminação nos caminhos dos ciclistas é outro problema comum, que desestimula o uso da bicicleta à noite. Nesse trecho pode-se notar a escuridão. As fotos abaixo ilustram os graves problemas: falta de caminho pavimentado para pedestres e ciclistas, falta de ponto de travessia e iluminação deficiente. Para facilitar a localização e a visualização das sugestões, seguem também mapa e imagem do projeto da ciclovia.

Pelo projeto da ciclovia da EPTG, haveria espaço partilhado entre pedestres e ciclistas no local onde existe o caminho de barro e ponto de travessia para acessar a ciclovia do lado oposto da EPVP. Considerando a insegurança no local e a prioridade que se deve dar à mobilidade ativa, conforme as leis vigentes (incluindo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e o Plano Diretor de Transporte Urbano – PDTU/DF), sugiro melhorias para aumentar a segurança e o conforto de pedestres e ciclistas, tais como: a) instalação de pontos de travessia na EPVP; b) instalação de semáforos; c) redução do limite de velocidade; d) criação de calçada compartilhada no outro lado da EPVP, com o objetivo de interligar os trechos de ciclovia existentes.

FOTOS:

Ausência de ciclovia, caminho de barro na EPTG (à esquerda) e no início da EPVP (à direita).

Ciclista divide espaço com motoristas em alta velocidade, no início da EPVP.

Ausência de ponto de travessia para pedestres e ciclistas na EPVP.

MAPA DO LOCAL:

PROJETO – CICLOVIA DA EPTG:

Resposta à solicitação – EPTG/EPVP (1/3/2021):  

Informamos que a sugestão do cidadão é bem recebida por esta Superintendência. Estudos técnicos estão sendo realizados para atendimento desta demanda, após verificada a viabilidade desta obra, a mesma será executada o mais breve possível, visto que é um serviço extremamente necessário para os cidadãos.

DER – Departamento de Estradas de Rodagem em 2021-03-01T11:41:43

– Esplanada dos Ministérios – melhorias para pedestres e ciclistas (18/2/2021)

Escrevo para sugerir melhorias no caminho para pedestres e ciclistas na Esplanada dos Ministérios, nas proximidades da Praça dos Três Poderes.

A ciclovia no canteiro central ajuda bastante os ciclistas, mas termina de forma repentina próximo ao Palácio do Itamaraty. A partir desse ponto, o caminho é desconfortável e inseguro. No período de chuvas, a situação se agrava em razão da lama.

Para os pedestres a situação também é ruim em razão das calçadas deterioradas e da ausência de rampas. Mesmo nos arredores da Praça dos Três Poderes, onde ficam os principais órgãos da República, as condições de acessibilidade são muito ruins. As fotos abaixo mostram os problemas.

Sugiro melhorias que aumentem a segurança e o conforto de pedestres e ciclistas, com plenas condições de acessibilidade, incluindo a reforma de calçadas e instalação de rampas. Nas pistas que margeiam o Congresso Nacional (vias N1 e S1) pode-se instalar ciclofaixa para garantir a continuidade no caminho para os ciclistas. Esse espaço é comumente utilizado pelos ciclistas e na parte sul já fica parcialmente bloqueado para estacionamento e circulação dos motoristas, o que facilitaria a instalação da ciclofaixa.  

FOTOS:

Local onde a ciclovia termina, próximo ao Palácio do Itamaraty.

Inacessibilidade: ausência de rampas e obstáculos no caminho.

Ausência de rampas de acessibilidade

Calçada destruída ou inexistente.

Resposta à solicitação – Esplanada dos Ministérios (23/2/2021):

Resposta Definitiva

Prezado Senhor Uira Felipe Lourenço, Em atenção à sua demanda registrada no Sistema OUV-DF, protocolo Su-040866/2021, datada de 18/02/2021, com o seguinte teor: “Sugiro melhorias na infraestrutura para pedestres e ciclistas na região da Esplanada dos Ministérios, próximo à Praça dos Três Poderes. Em anexo, o relato completo com imagens e as sugestões.” Informamos que, dada a relevância da demanda, autuamos no Sei (Sistema Eletrônico de Informações) o processo nº 00390-00001295/2021-18, que foi direcionado para Subsecretaria do Conjunto Urbanístico de Brasília – SCUB, área responsável pela análise e estudos técnicos de viabilidade urbanística e territorial de Brasília nesta Pasta. Após a manifestação desta sobre o assunto, encaminharemos ao Senhor resposta via e-mail acerca da presente solicitação. Colocamo-nos à disposição para demais esclarecimentos, bem como acesso a tramitação do referido processo, por meio do telefone 3214-4179 e 3214 – 4180 – Serviço de informação e atendimento da SEDUH. Agradecemos sua manifestação. A participação social é uma atitude cidadã, ajuda o Governo e beneficia toda a sociedade civil. Atenciosamente, Equipe Ouvidoria SEDUH

SEDUH – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal em 2021-02-23T17:49:49

Resposta Complementar

Prezado Cidadão , Sr. Uira Felipe Lourenço, Em atenção a Manifestação, registrada sob o número Su-040866/2021 (56552571), no Sistema de Ouvidoria do DF, em que o cidadão requer “… melhorias na infraestrutura para pedestres e ciclistas na região da Esplanada dos Ministérios, próximo à Praça dos Três Poderes. Em anexo, o relato completo com imagens e as sugestões”, após detida análise Subsecretaria de Políticas e Planejamento Urbanotemos, temos a informar o que se segue: A ciclovia cuja descontinuidade foi mencionada foi executada pelo Programa PEDALA-DF, como parte das obras da Copa do Mundo, não tendo sido o seu projeto executado por esta SEDUH. Esclarecemos, ainda, que recentemente foi elaborado o PROJETO DE SISTEMA VIÁRIO, ROTA ACESSÍVEL E PAISAGISMO NO EIXO MONUMENTAL LESTE- RODOVIÁRIA E ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS, MDE/SIV 156/2019, objeto do Processo 0390-000344/2013 já encaminhado à NOVACAP para orçamento. Este projeto abrange as calçadas laterais das Esplanada dos Ministérios e executa ligações em diferentes pontos com as calçadas e ciclovia já implantada no canteiro central do Eixo Monumental. Entretanto, a ligação cicloviária solicitada não está contemplada neste projeto. Com relação à Praça dos Três Poderes, destacamos que o Processo 499.000.371/2016 aprovou projetos de acessibilidade para a área. Os projetos foram objeto de contratação pela então Secretaria de Turismo para todos os monumentos do DF entre os quais a Praça dos Três Poderes. O Processo, por se tratar de entorno de bens tombados, foi analisado pelo IPHAN, com apresentação de um conjunto de restrições para que o conjunto da Praça dos Três Poderes não sofresse qualquer tipo de descaracterização. Por ouro lado, esclaremos que existem ainda algumas conexões cicloviárias que precisam ser estruturadas na Esplanada dos Ministérios, que requerem a emissão de diretrizes urbanísticas, bem como priorização pública de sua importância pelo Governo do DF, para que se convertam em projeto urbanos. Colocamo-nos à disposição, para obter outros esclarecimentos, por meio do telefone 3214-4180 e 3214-4179 – serviço de informação e atendimento da SEDUH. Agradecemos sua participação. A participação social é uma atitude cidadã, ajuda o Governo e beneficia toda a sociedade civil. Atenciosamente, Equipe Ouvidoria SEDUH

SEDUH – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal em 2021-03-15T17:21:41

Solicitação – Núcleo Bandeirante (18/2/2021):

Localização atual: SETUR – Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal

Tema/Assunto: Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente/Projetos e obras de infraestrutura urbana

Solicito à SETUR e SEDUH projeto para reconstruir o mercado do Núcleo Bandeirante em madeira para valorizar a estética e cultura pioneira candanga, além de adequar o entorno do mercado para pedestres e ciclistas, no formato realizado no Setor Hospitalar Local Sul (SHLS), “Zona 30”. A SETUR poderia inclusive elaborar projeto de “circuito turístico pioneiro”, baseado na construção da cidade de Brasília e seus assentamentos provisórios que viraram definitivos, como o Núcleo Bandeirante. Obrigado.

Solicitações na Ouvidoria (13/2/2021):

Localização atual: SETUR – Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal

Tema/Assunto: Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente/Projetos e obras de infraestrutura urbana

Solicito à Setur elaboração de projeto para adaptar a Praça dos Três Poderes às necessidades de pedestres, ciclistas, e portadores de necessidades especiais, em formato semelhante ao realizado no Setor Hospitalar Local Sul (SHLS), com rampas, plataformas elevadas nos cruzamentos e calçadas confortáveis que atendam residentes e turistas. Hoje não é possível sequer atravessar da Praça para o Congresso, nem para o Planalto, pois não há faixa de pedestres. Obrigado.

Localização atual: SETUR – Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal

Tema/Assunto: Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente/Projetos e obras de infraestrutura urbana

Solicito à Setur projeto para reestruturação do SIG, transformando-o em atrativo turístico do DF. A área abrigaria mais bares, cafés, restaurantes, centros culturais, além de arte de rua (grafite), mantendo algumas gráficas, porém elevando o gabarito para seis andares. O SIG também seria transformado em “Zona 30”, nos moldes do realizado no Setor Hospitalar Local Sul (SHLS), com melhores calçadas, arborização, ciclovias. Muito obrigado.

Localização atual: SETUR – Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal

Tema/Assunto: Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente/Projetos e obras de infraestrutura urbana

Solicito à Setur projeto para transformar a Cidade Estrutural em pólo gastronômico do DF e consequente atrativo turístico. Exatamente por ser setor de população mais pobre, o investimento em modalidades específicas de culinária, como a gastronomia criativa, tem o potencial de gerar mais renda e destacar aquela RA como área a ser visitada por turistas. Há inclusive potencial de turismo ambiental a partir da experiência de deslocamento do antigo lixão daquela cidade. Obrigado

– Solicitação feita por Maria Lúcia – Passagens subterrâneas da Asa Sul (12/2/2021):

Solicita que as passagens subterrâneas do Eixão, da 115 Sul e das demais quadras, sejam revitalizadas com a inclusão de acessibilidade, pois não possuem rampas acessíveis. Pede também que tenha mais segurança e limpeza.

Resposta da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (1/3/2021):

Prezada Cidadã, Senhora Maria Lúcia Rego Veloso, Em atenção a Manifestação So-036863/2021, que requer esclarecimentos acerca “passagens subterrâneas do eixão da 115 Sul e demais passagens, sejam revitalizadas com a inclusão de acessibilidade, ” informamos que a área responsável Subsecretaria do Conjunto Urbanístico de Brasília (SCUB) já estuda está possibilidade de qualificação (melhoria da mobilidade e acessibilidade), com agregando inclusive intervenções artísticas (grafite) nas paredes laterais das passagens subterrâneas localizadas no Eixo Rodoviário Norte-Sul (Eixão). Sendo assim, informamos que após os estudos e finalização do projeto da SCUB enviaremos resposta via e-mail acerca do resultado da presente solicitação, e entraremos também em contato com o cidadão por telefone. Colocamo-nos à disposição para obter outros esclarecimentos, bem como, ter acesso a tramitação do referido processo, por meio do telefone 3214-4179 e 3214 – 4180 – Serviço de informação e atendimento da SEDUH. Agradecemos sua participação. A participação social é uma atitude cidadã, ajuda o Governo e beneficia toda a sociedade civil. Atenciosamente, Equipe Ouvidoria SEDUH

– Ouvidoria do GDF – mapa e detalhes das solicitações (10/2/2021)

Ao acessar a ouvidoria do GDF notei que está disponível o Painel Ouvidoria, com campos para pesquisa por assunto e por região administrativa. Há também um mapa do DF em que apareceriam os registros feitos por meio da ouvidoria.

A ferramenta é muito importante ao possibilitar ao cidadão obter detalhes dos tipos de solicitações de acordo com o assunto e a região. No entanto, tive dificuldade para obter mais informações. Ao pesquisar o assunto “Recuperação de calçadas”, região “RA I Plano Piloto”, período “1/1/2020 a 10/2/2021”, o sistema mostrou que existem 13 manifestações. Não consegui ver os detalhes sobre cada manifestação: indicação no mapa e o texto da solicitação.

Assim, gostaria de saber como proceder para obter os detalhes de cada solicitação registrada na ouvidoria do GDF. O Painel Ouvidoria permite visualizar as solicitações (texto e material anexado) da população, de acordo com o assunto e o local das demandas?

Alguns sistemas de ouvidoria têm a opção de visualizar as manifestações, inclusive com indicação no mapa. Creio que a intenção do GDF, ao disponibilizar o painel, seja aumentar a transparência e possibilitar a consulta aos registros no sistema. Para exemplificar, a Prefeitura de Santos disponibiliza mapa em que se pode ver a localização e o texto registrado na ouvidoria. Há um grande nível de transparência, que auxilia o cidadão no acompanhamento das demandas de acordo com o tema de interesse.  

Resposta à sugestão sobre a Ouvidoria (11/2/2021):

Prezado cidadã, Em atenção a sua sugestão destacamos que ainda não somos autorizados ,por força legal, a disponibilizar os relatos das manifestações registradas no sistema OUV-DF resguardando o sigilo das manifestações de ouvidoria no Governo do Distrito Federal (Lei nº 4.896/2012). Ressaltamos que vários relatos (texto e material anexado) são dotados de informações que identificam os autores e expõe dados destes e de terceiros, logo, não podemos correr o risco de quebrar tal sigilo e a confiança dos cidadãos que utilizam o sistema de ouvidoria. Quanto a localização das manifestações no mapa, estamos estudando como melhorar a ferramenta. Destacamos nossos esforços em aumentar a transparência na Ouvidoria do Distrito Federal e fomentar a participação e controle social nos cidadão do DF dentro dos limites legais. Agradecemos mais uma vez sua sugestão e as informações quanto a ouvidoria da Prefeitura de Santos, na qual vamos estudar. A Ouvidoria – Geral do DF se coloca à disposição no trabalho colaborativo em prol da gestão pública do Governo do Distrito Federal. Ouvidoria Geral do Distrito Federal em 2021-02-11T08:55:28

– Plantio de Mudas – EPIG (9/2/2021)

Abertura: 09/02/2021 20:37

Localização atual: SODF – Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal

Tipo de Entrada: OUV-DF

Tema/Assunto: Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente/Projetos e obras de infraestrutura urbana

Solicito a revisão do plantio de árvores na “trilha” que liga a passarela sobre a EPIG ao portão da ANA/MCTI, porque algumas mudas serão plantadas exatamente no lugar ideal onde poderia ser construída futura calçada/ciclovia. Basta ver o caminho no mato criado por motos e bicicletas e plantar mais longe dali. Aplaudo o grande plantio que o GDF vem fazendo, especialmente em zonas mais áridas sem nenhuma arborização, porém decidiram fazê-lo justamente no melhor caminho para futura ligação peatonal entre o Sudoeste e o fim da Asa Sul. Obrigado

Passagens subterrâneas do Eixão – Asa Norte (5/2/2021):

No dia 27/1/2021 (4ª-feira) fizemos uma vistoria à noite nas passagens da Asa Norte para conferir as condições de travessia, uma iniciativa da Rede Urbanidade, com apoio do Ministério Público (MPDFT). Infelizmente, o cenário é desolador para pedestres e ciclistas. Pode-se resumir da seguinte forma: piso destruído, sujeira, escuridão, vestígio de uso de drogas e grande sensação de insegurança ao percorrer as oitos passagens localizadas na Asa Norte.

Em algumas passagens a escuridão era total nas extremidades, o que agravou ainda mais a insegurança. O acesso às passagens em ‘L’ causa o efeito surpresa e, consequentemente, medo por não ser possível ver quem está do outro lado. Abaixo, algumas fotos no dia da vistoria. Além das fotos, o vídeo mostra a situação atual nas passagens: https://youtu.be/xQaPtAThtBM

Diante do triste cenário de abandono e alta insegurança, peço providências dos órgãos competentes para prover melhorias urgentes. Além de serviços de manutenção e limpeza, seria importantíssimo ter obras de completa revitalização, inclusive com a retificação dos acessos.

FOTOS

Resposta à solicitação – passagens subterrâneas (24/2/2021):

A Superintendência de Obras informa que apenas a rodovia DF-002 (EIXÃO Norte e Sul) é de responsabilidade do DER/DF. As passagens subterrâneas são de total responsabilidade da NOVACAP. Deste modo, a presente demanda foi encaminhada àquela Companhia por meio do processo 00113-00002765/2021-59.

DER – Departamento de Estradas de Rodagem em 2021-02-24T15:18:36

– Arborização – Setor de Rádio e TV Sul (29/1/2021)

Abertura: 29/01/2021 09:33

Localização atual: SODF – Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal

Tipo de Entrada: OUV-DF

Tema/Assunto: Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente/Projetos e obras de infraestrutura urbana

Solicito incluir mudas de árvores na revitalização do SRTVS. Passei no local e vi que as novas calçadas, embora confortáveis e bonitas, não têm nenhuma árvore plantada. É um desperdício de oportunidade, já que o GDF está recuperando toda aquela área, deixar de arborizá-la, o que tornaria o SRTVS muito mais bonito e agradável aos pedestres. Obrigado. Allan

Setor Hospitalar Norte – Inacessibilidade e estacionamento irregular (26/1/2021):

As condições para quem caminha no setor hospitalar norte são bem ruins. Há locais sem calçadas, com calçadas deterioradas e ainda trechos de calçada estreitos e com obstáculos. Outro grave problema é o estacionamento irregular: canteiros foram transformados em vagas para carros e, em algumas ruas, os motoristas estacionam nos dois lados, apesar da placa de proibição. A passagem de veículos dos bombeiros fica prejudicada nos locais com carros estacionados irregularmente.

Para os ciclistas, a ciclovia recém-construída próxima à ponte do Bragueto termina de forma repentina e não há caminho seguro até o setor hospitalar e a W3 Norte.

Na via de ligação entre o setor hospitalar e a W3 faltam calçadas e as faixas de travessia não têm rampas. Abaixo, algumas fotos ilustram os problemas.

Pedestres em apuros: calçada inexistente, calçada estreita e com obstáculos.

Grande parte do espaço ocupado por carros estacionados.

Estacionamento irregular.

Via de ligação à W3 Norte: ausência de calçada.

Faixa de travessia inacessível.

Nova ciclovia sem continuidade até a W3 Norte.

Diante dos problemas, sugiro melhorias na região com o objetivo de torná-la acessível e segura para pedestres e ciclistas, incluindo medidas como: redução do limite de velocidade; instalação de faixas elevadas de travessia; construção e reforma de calçadas; construção de ciclovias ou ciclofaixas; fiscalização do estacionamento irregular; instalação de balizadores para impedir o acesso dos carros a canteiros e calçadas.   Em razão do intenso fluxo de pessoas, inclusive com deficiência e mobilidade reduzida, a região merece obras de revitalização a exemplo do serviço realizado no setor hospitalar sul.

Resposta à solicitação no Setor Hospitalar Norte (12/2/2021):

Prezado Senhor Uira Felipe Lourenço, Em atenção à sua demanda registrada no Sistema OUV-DF, protocolo So-021334/2021, datada de 16/01/2021, com o seguinte teor: “Registro os problemas de inacessibilidade e falta de caminhos seguros para pedestres e ciclistas, bem como o problema de estacionamento irregular no Setor Hospitalar Norte. Na ligação com a W3 Norte também falta espaço para quem caminha e pedala. (…) Solicito providências e melhorias a exemplo da revitalização feita no Setor Hospitalar Sul”. Informamos que, dada a relevância da demanda, autuamos no Sei (Sistema Eletrônico de Informações) o processo nº 00390-00001106/2021-07, que foi direcionado para Subsecretaria do Conjunto Urbanístico de Brasília – SCUB, área responsável pela análise e estudos técnicos de viabilidade urbanística e territorial de Brasília nesta Pasta. Após a manifestação da referida Subsecretaria sobre o assunto, encaminharemos ao Senhor resposta via e-mail acerca da presente solicitação. Colocamo-nos à disposição para demais esclarecimentos, bem como acesso a tramitação do referido processo, por meio do telefone 3214-4179 e 3214 – 4180 – Serviço de informação e atendimento da SEDUH. Agradecemos sua manifestação. A participação social é uma atitude cidadã, ajuda o Governo e beneficia toda a sociedade civil. Atenciosamente, Equipe Ouvidoria SEDUH

SEDUH – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal em 2021-02-12T15:27:30

– Revitalização – W3 Sul (26/1/2021)

Abertura: 26/01/2021 10:11

Localização atual: SETUR – Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal

Tema/Assunto: Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente/Projetos e obras de infraestrutura urbana

Solicito que este mensagem seja encaminhada à Sra. Vanessa Mendonça, da Setur. Conforme divulgado na notícia “W3 e 308 Sul vão ganhar sinalização turística especial” no portal do GDF, peço que o governo estimule o surgimento de serviços e comércio também nas 700 sul, do outro lado da avenida W3. Para não perturbar os moradores, a permissão poderia ser restrita aos imóveis nas “extremidades das quadras”, ou seja voltados para a avenida ou para as praças, como a praça 21 de Abril, citada na matéria. Hotéis e albergues deveriam ser permitidos ali também (nas 700 e 500 da W3 sul), seguindo toda a legislação obrigatória do setor. Sem essa flexibilidade no uso/função da avenida, será mais difícil a revitalização almejada pelo GDF, porque a rua ficaria extremamente engessada, “cega de um lado”. A vitalidade, elogiada pela Secretária Mendonça, em Lisboa e Wynwood só foi possível graças à flexibilidade dos usos do espaço. Obrigado.

– Calçada na via S2 (26/1/2021)

Abertura: 26/01/2021 09:56

Localização atual: SEDUH – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal

Tema/Assunto: Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente/Projetos e obras de infraestrutura urbana

Solicito a reconstrução da calçada da via S2 leste na Esplanada, preferencialmente no trecho entre os fundos da Catedral até a PGR. Muita gente circula ali, no entanto a estrutura caminhável é péssima devido a muitas descontinuidades, com pedaços quebrados, muito estreitos, acesso de garagens sem rampa adaptada. É um horror caminhar ali, sobretudo ao deficiente. Na condição de uma das vias mais importantes da cidade, a S2 leste deveria ser muito agradável ao pedestre. Peço, inclusive, que a reforma seja acompanhada de mais arborização. Obrigado

– Arborização no Eixo Monumental (24/1/2021)

Abertura: 24/01/2021 17:42

Localização atual: NOVACAP – Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil

Tema/Assunto: Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente/Plantação em área pública

Solicito a completa arborização do trecho entre a Torre de TV e a Rodoviária do Plano Piloto no Eixo Monumental, tanto no canteiro central (parque Burle Marx), quanto perto das calçadas junto ao asfalto. Os milhares de pedestres que passam ali todos os dias enfrentam a aridez do caminho pela ausência quase total de árvores. Se bem arborizado, o Eixo seria transformado num belo boulevard nessa área que mencionei. Obrigado.

Sugestão de Melhorias no Aeroporto (21/1/2021):

Gostaria de solicitar melhorias no aeroporto de Brasília voltadas aos usuários do transporte coletivo. O ponto de ônibus fica em local afastado e costuma ficar lotado, o que indica o não atendimento de forma satisfatória à demanda. Outro problema é a falta de informações sobre linhas e horários dos ônibus que passam no local.

Para quem pretende usar táxi e carros de aplicativo a sinalização é muito clara e há inclusive uma praça bem equipada com bancos, chafariz e parquinho infantil. No entanto, para os usuários de ônibus (normal ou executivo) as condições são precárias.

Para os usuários de bicicleta as condições também são ruins. Não se observa bicicletário no aeroporto e o acesso é dificultado pela falta de infraestrutura específica (ciclovia ou ciclofaixa). Como bom exemplo, menciono o aeroporto de Vitória (ES), que conta com bicicletário coberto e ciclovia na via de acesso.

Assim, sugiro melhorias aos usuários do transporte coletivo, tais como: sinalização clara e detalhada dos serviços disponíveis – ônibus convencionais e executivos – e informações sobre as linhas e os horários. Sugiro ainda a instalação de bicicletário coberto em local de fácil acesso e sinalizado, a construção de ciclovia ou ciclofaixa nas vias que dão acesso ao aeroporto.   

FOTOS:

Ponto de ônibus afastado e lotado. Usuários sofrem com o longo tempo de espera.

Praça e sinalização para os usuários de carro por aplicativo.

Bicicletário no aeroporto de Vitória (ES).

Resposta às sugestões no aeroporto (27/1/2021):

Prezado (a) manifestante, a Subsecretaria de Terminais – SEMOB informa que a gestão da área do aeroporto é de competência da concessionária Inframérica, inclusive quanto a implantação de abrigos. Segue o link para que possa fazer o registro de sua manifestação na Ouvidoria da Inframerica: https://inframerica.omd.com.br/inframerica/externo/cadastro.do . Por gentileza, não deixe de avaliar nosso atendimento. Sua avaliação é muito importante para a melhoria de nossos serviços. Em caso de dúvidas consulte nossa “CARTA DE SERVIÇO” disponibilizada no nosso site: http://www.semob.df.gov.br.” Atenciosamente,

SEMOB – Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal em 2021-01-27T19:40:42

– Construção de Calçada (21/1/2021)

Abertura: 21/01/2021 10:36

Localização atual: SEDUH – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal

Tema/Assunto: Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente/Projetos e obras de infraestrutura urbana

Solicito a construção de calçada ampla e arborizada para ligar a Vila Planalto (perto da rua 1/Tamboril) aos prédios anexos da Presidência, como a COENGE/CECAD, atravessando a L4 norte por semáforo. É comum o fluxo entre a Vila Planalto e a Esplanada, inclusive dos funcionários e frequentadores da Esplanada que vão almoçar na Vila, porém só é possível fazer o trajeto de carro, apesar da proximidade óbvia entre as duas áreas. Com boa calçada, o GDF incentivaria a mobilidade ativa e agradável entre regiões tão importantes do Plano Piloto. Obrigado.

Teste de Acessibilidade – entorno da Torre de TV (19/1/2021):

Gostaria de registrar o teste realizado no mês passado. Com o apoio da Maria Lúcia, que se desloca num triciclo elétrico, fizemos o trajeto para verificar as condições de acessibilidade.

O relato completo está no blog Brasília para Pessoas: https://brasiliaparapessoas.wordpress.com/2020/12/18/teste-de-acessibilidade-torre-de-tv/.

Além do texto com fotos, há vídeo que mostra todo o percurso feito: https://youtu.be/ciVBVeDK9YY  

Apesar das calçadas reformadas na região, há obstáculos no caminho. Entre os problemas observados estão falta de rampas, acessos destruídos e desníveis no piso. Vale registrar também a situação dos semáforos: desativado na via S1 e com longo tempo de espera na via N1.

Diante da situação observada, solicitamos providências no sentido de tornar a região plenamente acessível, em conformidade com a legislação. 

FOTOS:

Ausência de rampa (Setor Hoteleiro Norte) e piso em péssimas condições (Setor Hoteleiro Sul).

Falta de acessibilidade no ponto de travessia (via N1).

– Resposta ao Teste de Acessibilidade na Torre de TV (25/1/2021):

Prezado Cidadão, Informamos que para que haja a construção de acessibilidade, no local, há necessidade de elaboração e aprovação de projetos. Sendo assim, encaminharemos sua demanda à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitacional do DF-SEDUH, para análise e verificação se há projeto de acessibilidade para a área em questão. Em caso negativo, solicitaremos que a SEDUH elabore projeto de acessibilidade, tendo em vista que, no momento, esta Administração Regional não possui corpo técnico para atendimento da demanda. Em relação aos semáforos encaminharemos a demanda ao DETRAN/DF, órgão responsável pela análise e providências decorrentes. Atenciosamente, Ouvidoria Administração Regional do Plano Piloto Administração Plano Piloto – RA I em 2021-01-25T14:45:21

– Construção de Calçadas (15/1/2021)

Abertura: 15/01/2021 10:10

Localização atual: Administração Plano Piloto – RA I

Tema/Assunto: Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente/Construção de calçadas e,ou meio fio

Solicito a construção de calçada junto ao terreno da Direção Geral da Polícia Civil do DF, entre o SPO e o Sudoeste. O objetivo seria ligar o Sudoeste ao fim da Asa Sul, margeando o cemitério. Já há caminhos de terra ali a serem aproveitados para a futura calçada no modelo feito no fim do Setor de Embaixadas Sul, ligando a L2 Sul à L4 Sul, margeando a embaixada do Iraque. A nova calçada percorreria toda a extensão lateral do cemitério, chegando à LBV/SHS. É um absurdo que Brasília ainda não tenha calçadas ligando amplas áreas próximas no Plano Piloto, obrigando os pedestres a andar no mato. Muito Obrigado.

– Ciclovias – caminhos de ligação pelo Parque da Cidade (5/1/2021)

Abertura: 05/01/2021 09:41

Localização atual: NOVACAP – Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil

Tema/Assunto: Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente/Projetos e obras de infraestrutura urbana

Solicito a construção de novos trechos cicloviários, ligando a ciclovia do Sudoeste às quadras 700Sul através do Parque da Cidade. Há um única ligação no estacionamento 4. Proponho ligar o Sudoeste às 700Sul nos três acessos rodoviários do Parque às 700Sul por ciclovias, criando continuidade cicloviária entre o Sudoeste e a W3 e as quadras 300Sul. Obrigado.

– Ciclovia e recuperação de calçadas – SIG e Sudoeste (4/1/2021)

Abertura: 04/01/2021 16:45

Localização atual: SEMOB – Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal

Tema/Assunto: Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente/Projetos e obras de infraestrutura urbana

Solicito a construção de ciclovia, ligando o SIG e o parque à ciclovia já existente no Sudoeste (paralela à 1ª avenida e à 4ª avenida), com a recuperação da estrutura viária e de calçadas da rua SIG 1, em frente ao parque. Obrigado

– Setor de Autarquias Sul: calçadas, ciclovia, serviços e árvores (4/1/2021)

Abertura: 04/01/2021 09:56

Localização atual: Administração Plano Piloto – RA I

Tema/Assunto: Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente/Projetos e obras de infraestrutura urbana

Solicito a alteração da estrutura do SAUS, a fim de incentivar a instalação de comércio e serviços no térreo das autarquias, incluindo bares e restaurantes. A área monofuncional fica deserta à noite e nos fins de semana. Caso houvesse diversidade de usos, o SAUS seria muito mais atrativo, para os próprios frequentadores da região inclusive, mas também para moradores de outros lugares do DF. Seria importante também o plantio de árvores, a reforma das calçadas e a construção de ciclovias no SAUS, de forma semelhante ao que o GDF está fazendo no SRTVS. Muito obrigado.

Deixe um comentário