2024

Semáforo quebrado em frente a escola (15/5/2024)
Bom dia. Gostaria de registrar que o semáforo da 916 Norte, na faixa de pedestre em frente à escola Maple Bear, está com defeito há mais de 10 dias. No início da manhã, horário de início das aulas, a travessia é bem arriscada, pois o semáforo não funciona e falta empatia aos motoristas. O fluxo de carros é intenso e veloz.
Peço às autoridades competentes que providenciem o conserto do semáforo com urgência de forma a garantir segurança aos pedestres, em especial aos alunos, professores e funcionários que precisam fazer a travessia diariamente.
Segue foto do local em anexo. 
Aproveito para sugerir a instalação de faixa elevada no local para forçar a redução da velocidade por parte dos motoristas e, assim, aumentar a segurança no trânsito.
Obrigado. 

Resposta do Detran

Olá, aqui é da Ouvidoria do Detran-DF!
O Núcleo de Sinalização e Manutenção de Equipamento Eletrônico - DETRAN, informa que a demanda será imediatamente encaminhada à empresa contratada para manutenção semafórica, que irá verificar a ocorrência e intervir de acordo com o problema relatado. Sugere-se ainda, que em outras oportunidades e para dar agilidade no atendimento aos serviços de manutenção semafórica do Detran-DF, seja utilizado o número telefônico 154, opção 5.
Seguimos à disposição,
Equipe de Ouvidoria 
DETRAN-DF

Vagas para Ciclistas – cumprimento da legislação distrital (3/5/2024)

Ao pedalar no dia a dia, percebo que faltam vagas para estacionar e é comum ver bicicletas presas de forma improvisada em placas, grades, lixeiras e árvores.

Locais de grande movimento, que realizam grandes eventos, continuam sem espaço para os ciclistas, como o Centro de Convenções, o estádio Mané Garrincha e o ginásio Nilson Nelson.

Há inclusive locais que suprimiram vagas que antes existiam, como o Liberty Mall (que possuía algumas vagas no estacionamento subterrâneo), o Centro de Convenções Ulisses Guimarães (que possuía suportes na frente – paraciclo laranja) e o Venâncio 2000 (que oferecia paraciclo na frente).

Seguem fotos de situações corriqueiras, improviso ao estacionar, em diferentes pontos de Brasília.

Gostaria de saber como se dá a fiscalização das leis que exigem a instalação de vagas para os ciclistas no DF. Existem duas leis distritais a respeito: Lei n° 4.423/2009 e Lei n° 4.800/2012.

Ante o exposto, pergunto:

– Qual é o órgão do GDF responsável pelo cumprimento das leis que exigem a instalação de vagas para os ciclistas?

– Quantas ações de fiscalização foram feitas e que sanções são aplicadas às empresas que descumprem as leis? Peço compreensão das autoridades competentes e esforço para que se instalem mais bicicletários e paraciclos em todo o Distrito Federal.

Resposta da Semob:

Olá, boa tarde! Após esclarecimentos prestados a esta Ouvidoria pela Diretoria de Infraestrutura de Ciclomobilidade acerca do ocorrido relatado pelo (a) senhor (a), ela nos informou que de fato as duas leis mencionadas na solicitação são de grande relevância, para o incentivo a mobilidade ativa, já que os paraciclos auxiliam na escolha da bicicleta como modo de transporte; que estamos trabalhando na regulamentação de tais dispositivos. Até mesmo para que seja verificado qual órgão será responsável pela fiscalização, quanto ao não atendimento da norma. POR GENTILEZA, NÃO DEIXE DE AVALIAR O NOSSO ATENDIMENTO. Sua avaliação é muito importante para a melhoria de nossos serviços.

Atenciosamente, Ouvidoria/SEMOB

Calçada destruída na EPIG (24/4/2024)

Gostaria de informar que a nova calçada ao longo da EPIG já está deteriorada. Aparentemente passou algum veículo pesado que resultou na destruição do piso. Peço providências das autoridades competentes.   
Aproveito para fazer duas sugestões: 
a) plantio de árvores ao longo da calçada para aliviar o desconforto térmico em razão da área impermeabilizada excessiva após a construção do trevo rodoviário entre o Sudoeste e o Parque da Cidade. 
b) conexão entre as calçadas da região (rota acessível) de forma a viabilizar caminho seguro e direto a diferentes pontos. 
Seguem fotos em anexo que ilustram o problema. Obrigado.

Resposta da Secretaria de Obras:

Prezado cidadão,

a Ouvidoria informa que sua manifestação foi recebida por esta Secretaria, e devidamente encaminhada ao setor competente para conhecimento e providências pertinentes, para a Subsecretaria de Acompanhamento e Fiscalização – SUAF/SODF, através do Sistema Eletrônico de Informações – SEI, processo nº 00110-00001136/2024-39, a qual informou que o assunto também foi tratado no processo 00302-00000139/2024-43, no qual o Consórcio Viaduto EPIG foi notificado a cerca das calçadas danificadas na Qd. 104 do Sudoeste e relatou não ter responsabilidade com os danos e que o acontecido ocorrera após a desmobilização dos maquinários e canteiro das obras. Portanto foi encaminhado para providências da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil – NOVACAP, desse modo, tendo em vista a alta demanda de serviços daquela companhia, esta Secretaria vem monitorando junto à NOVACAP no sentido de que os reparos sejam realizados o quanto antes.

No tocante, as sugestões apresentadas pelo requerente, temos a informar que a NOVACAP já efetuou parcialment,e e continuará o plantio de mudas ao longo de todo o trecho que contempla os viadutos inaugurados no segundo semestre de 2023, na via EPIG.

Em relação a conexão entre as calçadas da região (rota acessível), ressaltaram que o tema está previsto no Contrato nº 021/2022 – SODF, o qual é dividido em cinco (5) trechos, ao longo de toda via EPIG, desde o viaduto da EPIA até o Eixo Monumental, e que prevê a execução de calçadas e ciclovia em toda a extensão da via, aproximadamente 6km. Ressaltaram que o Trecho 1 do referido contrato encontra-se em execução, próximo à Octogonal, inclusive com novas calçadas já entregues para o uso dos usuários da região.

Agradecemos a sua avaliação referente ao serviço da ouvidoria, respondendo a pesquisa de satisfação que será disponibilizada na resposta da sua demanda.

Atenciosamente,                    

Ouvidoria/Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal

Bloqueio na Ciclovia – Eixo Monumental (17/4/2024)

Gostaria de relatar o bloqueio da ciclovia no Eixo Monumental, parte sul, próximo da Funarte. Foi instalada estrutura metálica no local que bloqueou o caminho dos ciclistas. Seguem fotos em anexo.

Não existe qualquer placa sobre o motivo da interrupção no caminho, que causa desconforto e risco ao ciclista. Vale lembrar que as condições de segurança já não são das melhores por conta do piso destruído em alguns pontos e da falta de iluminação na ciclovia.

Gostaria de entender o motivo do bloqueio e se foi autorizado pelos órgãos competentes? Peço providências no sentido de garantir caminho livre e seguro aos ciclistas.

Obrigado.

Iluminação na Praça dos Três Poderes (17/4/2024)

Solicito à Setur inclusão de iluminação noturna no chão da Praça dos Três Poderes em pontos de luz na futura reforma.  A praça nunca teve iluminação própria de noite, ficando completamente escura e hostil ao visitante que a queria aproveitar à noite.

Sugiro no anexo inspirar-se no exemplo de praça central da cidade de Trieste, Itália. 

Obrigado.

Ligação de Ciclovia – Esplanada dos Ministérios (17/4/2024)

Solicito à SETUR e à SEMOB incluir trecho de ciclovia entre o MRE na Esplanada até a Praça dos Três Poderes, margeando a lateral da Câmara dos Deputados, depois atravessando por semáforo a ser criado até a praça e seguindo tanto para a N1, quanto por trás do STF para encontrar o trecho existente perto do panteão de pátria.

Em anexo, incluí linha vermelha indicando trajeto sugerido. Vamos aproveitar a futura reforma da praça para melhorar o acesso cicloviário existente.

Obrigado. 

Construção de Ciclovia – Guará 1 (16/4/2024)

//Diante do anúncio da nova ciclovia no Guará 2, perto das quadras 48 a 58 e nas imediações das QEs 38/44 (https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2024/04/14/prestes-a-completar-55-anos-guara-ganha-obras-de-infraestrutura/), solicito a construção de estrutura semelhante no Guará 1, margeando a Reserva Biológica do Guará (Rebio Guará), ligando a ciclovia da EPTG à estação Feira do metrô.

No anexo, desenhei sugestão de traçado em linha vermelha ao longo do limite da Rebio com as casas do Guará 1.

Obrigado. 

Melhorias para pedestres e ciclistas entre SCS e SBS (14/4/2024)

Gostaria de saber sobre projeto e obra na via S3, que margeia o Hospital de Base e faz a ligação entre o Setor Comercial e o Setor Bancário Sul.

Lembro de existir projeto de interligação por ciclovia ou calçada compartilhada entre a parte leste e oeste, com passagem para pedestres e ciclistas pelo canteiro central da via S3.

Reforço que essa interligação é de grande importância para garantir caminho acessível e seguro entre o Setor Comercial e Bancário, sob o Eixão e os Eixinhos. Atualmente pedestres e ciclistas têm que passar por um caminho estreito, inseguro e esburacado (parte central) ou dividir espaço com o fluxo intenso e veloz de carros. As imagens anexas mostram a situação atual.

Ante o exposto, requeiro as seguintes informações:

  1. Existe projeto concluído e aprovado de interligação segura para pedestres e ciclistas entre o Setor Comercial e Bancário Sul? Caso exista, gostaria de saber como se pode consultar, acessar virtualmente.
  2. Há previsão de obras e melhorias voltadas a pedestres e ciclistas no trecho entre o Setor Comercial e Bancário Sul, sob o Eixão e os Eixinhos?   

Resposta da Seduh:

Em resposta à sua Manifestação OUV-105275/2024, agradecemos pelo seu interesse na melhoria da acessibilidade e mobilidade na nossa Cidade.

Nesse ponto, cabe-nos esclarecer que a  área em questão – projeto e obra na via S3, que margeia o Hospital de Base e faz a ligação entre o Setor Comercial e o Setor Bancário Sul – é tombada e faz parte da preservação do patrimônio material e imaterial do país.

Portanto qualquer alteração ou intervenção na referida área deve ser cuidadosamente avaliada e tratada dentro do contexto da preservação patrimônio histórico e do tombamento, ou seja, com a chancela intersetorial da SEDUH, IPHAN e Secretaria de Cultura.

Nesse sentido, vale destacar que já existem vários projetos urbanos e de requalificação aprovados para area mencionada (Norma                    SIV/MDE 112/2018), em conformidade com a preservação e tombamento da Esplanada. Esses projetos podem ser visualizados na Plataforma Geoportal (www.geoportal.seduh.df.gov.br), na camada “PROJETOS URBANISTICOS” , “Projetos aprovados Seduh”.

Adicionalmente, informamos que as diretrizes e normas  urbanísticas da localidade (                 SIV/MDE 112/2018), exteriorizadas na Plataforma GeoPotal,  estão disponibilizadas na integra (inteiro teor) no Sistema de Documentação Urbanística e Cartográfica – https://www.sisduc.seduh.df.gov.br/v1/

Ademais, esclarecemos que devido ao tamanho do arquivo restou prejudicado sua anexação neste dispositivo Sistema Ouvidoria DF.

Sendo assim, colocamo-nos à disposição para quaisquer OUTROS esclarecimentos adicionais por meio do telefone nº 9.8314-0457 – Ouvidoria Seduh.

Atenciosamente,

Equipe Ouvidoria SEDUH

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF – SEDUH

Melhorias na via do Autódromo (19/2/2024)

Passo de bicicleta pela via do autódromo com frequência. Observei que há alguns meses está em andamento obra de revitalização do autódromo, conforme placa instalada.

Gostaria de sugerir às autoridades melhorias da mobilidade na região. O governo poderia aproveitar para realizar obras na parte externa do autódromo, de forma a propiciar condições seguras para os modos ativos e coletivos de transporte.

Vale lembrar que a via promove a interligação entre a Asa Norte, o Noroeste e o Eixo Monumental e as condições para pedestres, ciclistas e usuários de ônibus são bem precárias. Falta infraestrutura (calçadas e ciclovias), apesar do espaço generoso (laterais da via e canteiros). Não passam linhas regulares de ônibus e existe apenas uma placa antiga e em desuso, próximo à entrada do autódromo, indicativa do que um dia foi local de embarque e desembarque.

A Política Nacional de Mobilidade Urbana, o Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade (PDTU/DF) e outras leis distritais preveem incentivos aos modos de transporte ativos (não motorizados) e coletivos. É importante que o GDF se atente para a necessidade de investimentos e melhorias também na parte externa do autódromo, não só para propiciar condições seguras a quem usa a via diariamente, mas também para propiciar boas condições de acessibilidade e mobilidade em dias de evento no autódromo.

Nos canteiros gramados laterais da via estão bem demarcados os caminhos que pedestres e ciclistas fazem diariamente (linhas de desejo). Será de grande valor o investimento na área externa do autódromo, com ganhos em mobilidade, sustentabilidade e turismo. Moradores, trabalhadores e turistas poderão se deslocar de forma saudável e segura na região.

Seguem fotos do local em anexo. Conto com a compreensão das autoridades responsáveis pela via e pela obra no autódromo.

Resposta do BRB:

Boa tarde!

Sua manifestação foi acolhida e encaminhada para as

unidades técnicas responsáveis, e gerou o protocolo

interno de número 200301698/2024.

Em breve, ofereceremos a você uma resposta definitiva.

Cordialmente

Presi/Ouvidoria

BRB – Banco de Brasília S/A

Reforma de Ciclovia – W4/W5 Norte (31/1/2024)

Boa tarde.

Escrevo para fazer um apelo quanto à necessidade de reparos na ciclovia da W4/W5 Norte.

Usamos bicicleta como meio de transporte, passamos diariamente pela ciclovia e há muitos anos existem rachaduras e trechos bem deteriorados no caminho, que comprometem o conforto e a segurança de pedestres e ciclistas que circulam por lá.

Já fiz solicitações na ouvidoria outras vezes, mas sem providências, infelizmente. Seguem fotos que ilustram o problema. Próximo aos cruzamentos a situação é mais crítica, especialmente da altura da 710 até a 715 Norte.

Os registros anteriores na ouvidoria confirmam que o problema é antigo e continua sem solução: OUV-051727/2023, OUV-111677/2023, OUV-237375/2023, OUV-274932/2023 e OUV-297998/2023. Essa são algumas das solicitações feitas no ano passado, sem contar as de anos anteriores.

Vale lembrar que as leis distritais favorecem o uso da bicicleta e deveria ser observada pelos órgãos do GDF para incentivar que mais pessoas usem a bicicleta no dia a dia. Alguns exemplos:

– Lei Distrital n° 3.885/2006 – Política de mobilidade urbana cicloviária de incentivo ao uso da bicicleta

– Lei Distrital n° 4.397/2009 – Sistema Cicloviário no âmbito do Distrito Federal

– Lei Distrital n° 4.566/2011 – Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade do Distrito Federal – PDTU/DF

– Lei Distrital n° 6.458/2019 – Política Distrital de Incentivo à Mobilidade Ativa (PIMA)

E o Plano de Mobilidade Ativa do DF que tem entre os objetivos ‘Melhorar as infraestruturas de mobilidade para a população que se desloca a pé ou por bicicleta’.

Espero contar com a compreensão dos órgãos responsáveis pela manutenção da ciclovia. E reitero o pedido de melhorias.

Resposta da Semob:

Olá! Bom dia!

Após esclarecimentos prestados a esta Ouvidoria/SEMOB pela Diretoria de Infraestrutura de ciclomobilidade acerca do ocorrido relatado pelo (a) senhor (a), essa nos informou o seguinte: “Prezado, agradecemos sua colaboração, e informamos que a SEMOB está ciente das indicações enviadas. Informamos que estão sendo todas consideradas, e anexadas a um levantamento que está sendo realizando para manutenção de ciclovias, porém no momento não dispomos de verba para realização de tal feito. Atenciosamente.”

POR GENTILEZA, NÃO DEIXE DE AVALIAR O NOSSO ATENDIMENTO. Sua avaliação é muito importante para melhoria de nossos serviços. Atenciosamente, Ouvidoria/SEMOB.

Insegurança na Travessia – Eixão/TTN (30/1/2024)

Bom dia.

Gostaria de pedir atenção das autoridades de trânsito para a situação de alto risco aos pedestres no final do Eixão Norte, no Trevo de Triagem Norte, próximo à ponte do Bragueto. Todo dia muitas pessoas se deslocam até o ponto de ônibus e fazem a travessia no local. Não há ponto de travessia e a velocidade dos motoristas é alta, além do fluxo intenso de carros.

As fotos em anexo ilustram o alto risco. As pessoas são obrigadas a se arriscar em meio aos carros em alta velocidade. É importante instalar ponto de travessia seguro e adotar outras medidas como redução/readequação do limite de velocidade e fiscalização eletrônica.

Espero contar com a compreensão dos órgãos de trânsito.

Além das fotos em anexo, o vídeo feito no local mostra a situação: https://www.youtube.com/watch?v=EF-SP254oss

Resposta do Detran:

Olá, Informamos que a sua manifestação foi encaminhada ao DER – Departamento de Estradas de Rodagem, para apuração por meio do Processo SEI nº00055-00013055/2024-48. Tão logo nos respondam, uma resposta complementar lhe será encaminhada. Seguimos à disposição, Ouvidoria Detran-DF

Reforma de Calçada – 707N (11/1/2024)

Solicito o reparo da calçada na W4 Norte (707N), próximo ao CEUB.

A calçada está em péssimas condições, o que pode causar quedas e ferimentos. As fotos em anexo mostram o estado atual.

Já havia feito solicitação de reparo no local, mas o serviço não foi realizado e a situação piorou. Peço providências dos órgãos responsáveis. 

Resposta da Novacap:

Olá, Sua demanda encontra-se na Diretoria de Urbanização da NOVACAP    para análise da melhor forma de atendimento.

                 A Ouvidoria acompanhará o andamento do seu protocolo e disponibilizará por meio de resposta complementar os procedimentos adotados. Tais procedimentos poderão ser acessados pelo telefone 162 ou  pelo Sistema de Ouvidoria do Distrito Federal: https://www.participa.df.gov.br,  onde  você também poderá contribuir respondendo  pesquisa de satisfação, para que possamos aprimorar ainda mais nosso atendimento.

                   Desde já agradecemos à sua compreensão no aguardo da resposta. 

                   Atenciosamente,

Ouvidoria/Novacap

Reforma de Calçada (11/1/2024)

Solicito o reparo de calçada na via paralela ao Eixo Monumental, que passa próximo ao estádio e segue até o Setor Hoteleiro Norte. Conforme se vê na foto, o trecho de calçada está bem deteriorado.

Peço providências das autoridades para garantia de caminho acessível aos pedestres que passam no local.

Resposta da Novacap:

Olá, Sua demanda encontra-se na Diretoria de Urbanização da NOVACAP    para análise da melhor forma de atendimento.

                 A Ouvidoria acompanhará o andamento do seu protocolo e disponibilizará por meio de resposta complementar os procedimentos adotados. Tais procedimentos poderão ser acessados pelo telefone 162 ou  pelo Sistema de Ouvidoria do Distrito Federal: https://www.participa.df.gov.br,  onde  você também poderá contribuir respondendo  pesquisa de satisfação, para que possamos aprimorar ainda mais nosso atendimento.

                   Desde já agradecemos à sua compreensão no aguardo da resposta. 

                   Atenciosamente,

Ouvidoria/Novacap

Faixa de Travessia – Boulevard Shopping (8/1/2024)

Gostaria de pedir a instalação de faixa de travessia próximo ao Boulevard Shopping. O movimento de pessoas a pé é grande – incluindo funcionários e visitantes do centro comercial – e não há qualquer sinalização ou equipamento de auxílio para quem precisa atravessar a via que passa pelo Setor Terminal Norte (STN). Vale ressaltar que o fluxo de carros e ônibus é veloz, mesmo na curva, e a preferência do pedestre (estabelecida no art. 38, parágrafo único, e no art. 29, § 2°, do Código de Trânsito Brasileiro) é ignorada.

Seguem fotos do local em anexo.

Peço atenção das autoridades para instalarem faixas de travessia (preferencialmente, faixas elevadas) e adotarem outras medidas como redutor de velocidade e adequação do tempo de semáforo (de forma que haja intervalo para os pedestres fazerem a travessia em segurança).

Resposta do Detran:

Olá,

Informamos que o Detran-DF, como órgão executor de trânsito realiza diuturnamente as análises necessárias para a fluidez do trânsito nas vias de sua competência.

Todavia, caso queira solicitar, por exemplo: instalação de faixa de pedestre, sinalização de vagas especiais (deficiente ou idoso), instalação de placa nova, de semáforo, de fiscalização eletrônica, solicitação de revitalização/análise ou modificação de sinalização horizontal e vertical, é necessário preencher e entregar o requerimento junto ao setor de Protocolo, localizado em diversos postos de atendimento do Detran: no Aeroporto, no edifício Sede, no Setor de Cargas e Transportes, no Shopping Popular, em Taguatinga e no Gama. Os endereços podem ser conferidos no site pelo link http://www.detran.df.gov.br/o-detran-postos-de%5B1%5Datendimento-html/. Há também o protocolo-e disponível pelo Portal de Serviços e pelo app Detran Digital, opção protocolo – requerimento geral.

O requerimento geral disponível no site do Departamento, e pode ser acessado por meio do link a seguir (http://www.detran.df.gov.br/servicos-servicos-formularios%5B1%5Dhtml/). No corpo da mensagem, favor informar os dados pessoais do interessado (nome, RG, CPF, endereço e telefone), a exposição de motivos, a indicação do endereço exato do local para o qual solicita-se atendimento e os pontos se referência, conforme disposto na Carta de Serviços do Detran/DF, disponível no link http://www.detran.df.gov.br/sisman-carta-servicos/.

O requerimento também pode ser encaminhado por meio dos Correios para o endereço SAM Lote A Bl. B Ed. Sede do Detran/DF, CEP 70.620-000.

Seguimos à disposição, Ouvidoria/Detran-DF