Leis da Mobilidade – contradições

Uirá Lourenço

Eixo Monumental

Temos leis de primeiro mundo, mas uma realidade ainda muito difícil para quem se desloca pela cidade. A contradição entre leis e insegurança nas pistas é o tema do 2° vídeo nesse período de isolamento social.

Em âmbito federal, temos o Código de Trânsito Brasileiro, a Política Nacional de Mobilidade Urbana e o Estatuto da Pessoa com Deficiência. No Distrito Federal existem muitas leis favoráveis: lei que prevê ciclovia nos projetos viários, lei que institui o sistema cicloviário, lei de incentivo à mobilidade por bicicleta e duas leis sobre bicicletários, entre outras. O blog tem compilação das muitas leis federais e distritais (clique para conferir). 

Apesar das leis, muitas vias movimentadas carecem de infraestutura para a mobilidade ativa e não têm prioridade para os ônibus. A EPTG (‘Linha Verde’) passou por grande ampliação do espaço para os carros; por outro lado, a ciclovia e o corredor de ônibus levaram quase uma década para saírem do papel. E, mesmo assim, as condições não são das melhores.

Será que as autoridades desconhecem as inúmeras leis sobre mobilidade? Será que faltam recursos para obras voltadas a pedestres, ciclistas e usuários de ônibus? 

Fica a reflexão. Bom vídeo e até a próxima!


Acompanhe nossas redes sociais!

Deixe um comentário