No Dia Mundial sem Carro, o GDF acaba com a via expressa de ônibus de São Sebastião – Totalmente sem noção!

O Dia Mundial sem Carro foi criado, na França, em 1997 e se espalhou pelo mundo inteiro. Essa iniciativa, já com quase trinta anos, busca provocar uma reflexão sobre a dependência do transporte nas cidades por meio do automóvel, sabidamente o modo mais caro, poluente e principal promotor de cidades violentas, desumanas e insustentáveis.

Em ação positiva para reduzir o uso do automóvel, o Governo do Distrito Federal resolveu, no último dia 18 de setembro de 2025, implantar uma nova via exclusiva, interligando a cidade de São Sebastião ao balão próximo na DF-001. Um pequeno trecho de 5,6 km capaz de retirar os ônibus do congestionamento, reduzir o tempo de viagem dos passageiros em pelo menos 10 minutos para 774 viagens por dia, além de incentivar os motoristas a buscarem o transporte coletivo como solução mais rápida para o trajeto. Ou seja, aproximadamente 50 mil moradores seriam beneficiários diretos dessa ação, ao menos pela manhã, uma vez que a pista contrária, de retorno dos trabalhadores para suas casas, não teve idêntica solução. Com tal proposta, uma das vias no sentido do Lago Sul ficou dedicada aos ônibus, retirando, assim, espaço dos carros.

Depois de cinco dias, para surpresa desses 50 mil beneficiados e de todos que lutam por uma cidade mais sustentável, o GDF voltou atrás. Suspendeu a ação positiva alegando que “os ganhos para os ônibus não foram significativos frente ao desempenho no trânsito”. Disse que tem dados da “experiência”, mas não os apresentou na nova tomada de decisão. Pior, suspendeu a ação em pleno Dia Mundial sem Carro, com claro desprezo à reflexão mundialmente proposta.

É evidente que não se faz omelete sem quebrar os ovos, não existe almoço grátis e não há como incentivar o transporte coletivo sem que o transporte individual seja restringido. A Secretaria de Transporte e Mobilidade sabe disso e, caso tenha sido pressionada por quem não sabe, cabe-nos apoiá-la para que tenha força suficiente para rever sua decisão de hoje.

Além da repercussão negativa no Dia dedicado à redução do uso do carro, a insistência nessa suspensão consolidará na população, em especial em quem usa o transporte coletivo e colabora para uma cidade mais justa, a imagem de que esse Governo não está preocupado com o tempo gasto pelos trabalhadores na sua labuta diária e, longe disso, não está nem aí com uma cidade moderna, sustentável, menos violenta e mais humana.

Esperamos que o GDF promova o mais imediato retorno da via exclusiva de ônibus de São Sebastião.

Brasília-DF, 24 de setembro de 2025.

Assinam essa carta:

1 – Wilde Cardoso Gontijo Júnior

2 – Allan Araújo

3 – James Soares

4 – Paulo César Marques da Silva

5 – Raphael Barros Dorneles

6 – Nazareno Afonso

7 – Michelle Andrade

8 – Jhennyfer Loyane Gama Pires

9 – Ana Carboni

10 – Rosana Baioco

11 – Benny Schvarsberg

12 – Romina Faur Capparelli

13 – Marcos Giesteira

14 – Guilherme Tampieri

15 – Afonso Ventania

16 – Graco Melo Santos

17 – Milvo Rossarola                                                                                                                                       

18 – Luiz Guilherme Pena Jaganu

19 – Lucia Mendes

20 – Ludmila Correia

21- Maria Lúcia Veloso

22 – Aldo Paviani

23 – Julio Carneiro

24 – Alexandre Godoy de Matos

25 – Carlos Cezar

26 – Uirá Lourenço

27 – Renata Florentino

28 – Persio Davison

29 – Sandra Bernardes Ribeiro

30 – Beth Davison

31 – Virgínia Litwinczik

32 – Magda Sifuentes

33 – Telmo Amand Ribeiro

34 – Zuleica Porto

35 – Wesley Ferro

Deixe um comentário